Sete Brasil estimula geração de emprego e renda com Projeto Conexão em Maragogipe (BA) e Ipojuca (PE)


Foco do programa é capacitar jovens e dar consultoria a empreendedores em comunidades vizinhas a estaleiros parceiros da empresa, no Nordeste

Rio de Janeiro, 08/04/2013 - Promover o crescimento ordenado e sustentável da economia de pequenas cidades que serão impulsionadas pela construção de equipamentos para o Pré-Sal é agora um dos desafios da Sete Brasil, empresa que contratou a cinco estaleiros a construção de 29 sondas para exploração do Pré-Sal em águas brasileiras. Para tal, como piloto, a empresa se aliou à ONG Rede Cidadã para mapear as necessidades do mercado de Ipojuca (PE) e Maragogipe (BA) por serviços em geral, identificar as potencialidades de jovens de 16 a 24 anos, capacitá-los e ainda assessorar microempreendedores e cooperativas. Nesta primeira fase, a meta é formar um banco de talentos com pequenas empresas, através de parcerias com iniciativa privada, governos e terceiro setor.

O projeto foi instalado em Ipojuca em dezembro de 2012 e, até agora, já contabilizou a participação de 342 jovens, dos quais 145 foram capacitados em Governança e Hotelaria, Auxiliar Administrativo, Vendas ou Orientação Profissional Prática. Três meses após a instalação do projeto, foram identificadas 121 vagas, para as quais os inscritos no Conexão foram encaminhados para processos seletivos – 12 deles já estão inseridos no mercado de trabalho e quatro cooperativas vem sendo assessoradas. A segunda fase, que acontece concomitante à primeira e se estende até novembro deste ano, é a instalação da ação em Maragogipe.

“Temos três eixos, aprendizagem, empregabilidade e o empreendedorismo, oferecendo consultoria em gestão a pequenos negócios existentes e identificando, a partir de um software, o potencial realizador dos inscritos. O projeto acontece através de uma rede de conexões, com adesão de empresas que empregam os jovens, a Prefeitura, voluntários – responsáveis pela consultoria aos empreendedores, e ONGs. Nos locais escolhidos, há uma grande demanda de mão de obra, não só pela mais qualificada, para atuar na atividade petrolífera e naval, mas ainda para suprir a cadeia de serviços como um todo. O projeto está sendo bem aceito e começa a ter resultados”, avalia Valéria Mello, diretora da Sete Brasil.


Em Maragogipe, um escritório foi montado na Rua Maestro José Pereira Rebouças, na parte de cima da Loja Guedes. Interessados em apoiar o projeto Conexão podem ligar para o número: (75) 3526-1136 


Quatro cooperativas já estão recebendo consultoria, todas elas indicadas pelo Estaleiro Atlântico Sul. Entre elas, a Naemenda, formada por costureiras que estão aprendendo administração e contabilidade, e a Boa Esperança, de agricultores, que recebem consultoria de um agrônomo voluntário.

Sobre a Sete Brasil

A Sete Brasil é uma sociedade anônima brasileira de capital fechado, estabelecida em dezembro de 2010. A empresa é formada por nove investidores financeiros brasileiros e estrangeiros, incluindo bancos e os quatro maiores fundos de pensão do país, além da Petrobras.