Governador Jaques Wagner assina contrato para preservação do Rio Paraguaçu


O governador Jaques Wagner, o vice governador e secretário da Infraestrutura, Otto Alencar, o secretário do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, e o secretário da Casa Civil, Rui Costa, participaram na manhã desta terça-feira (10) da cerimônia de assinatura do contrato de patrocínio do programa Semeando Águas no Paraguaçu. O evento, realizado no Mercado Municipal de Lençóis, marcou o início de um conjunto de ações para promover a recuperação e preservação da cabeceira e das nascentes do Rio.

“O Paraguaçu é o grande rio exclusivamente baiano, de Barra da Estiva até a Baia de Todos os Santos. É responsável por 60% do abastecimento da capital e região metropolitana, e com esse programa nos vamos conservar, preservar e restaurar as nascentes de seus afluentes. O programa tem previsão de dois anos, vai fazer um diagnóstico e a proposição de uma série de medidas a serem adotadas”, explica o governador Jaques Wagner.

O programa Semeando Águas do Paraguaçu vai ter R$ 3 milhões de investimentos em parceria entre o Governo do Estado, Petrobras e a ONG Conservação Internacional, que será a executora das ações. “O nosso diagnóstico vai passar por 89 municípios e avaliar como está o uso do solo, a proteção aos ecossistemas naturais e como isso interfere na produção da água ao longo de toda Bacia do Paraguaçu”, afirma Carlos Alberto Mesquita, diretor para Mata Atlântica da Conservação Internacional.

Fonte: SEGOV
Fotos: Haroldo Abrantes/GOVBA

Comentários