Governo da Bahia inaugura CESOL para atender 21 municípios do Recôncavo


O município de Cruz das Almas, no Recôncavo baiano, distante 152 quilômetros de Salvador, vai ganhar nesta quarta-feira (11) um Centro Público de Economia Solidária. Este é o oitavo Cesol inaugurado este ano, somando-se ao central, instalado na capital da Bahia. Os do interior abertos em 2013 estão localizados em Juazeiro, Pintadas, Itabuna, Guanambi, Juazeiro, além de três em Salvador: nos Mares, na Barra e na Sussuarana. 

De responsabilidade da Secretaria do Trabalho Emprego, Renda e Esportes (Setre) e gestão operacional da Comissão Ecumênica dos Direitos da Terra – Cediter, organização social selecionada através do Edital 09/2012 da Setre, o Cesol do Recôncavo deverá atender a 118 empreendimentos de economia solidária de vários municípios da região como Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, Castro Alves, Conceição do Almeida, Cruz das Almas, Dom Macedo Costa, Governador Mangabeira, Maragogipe, Muniz Ferreira, Muritiba, Nazaré, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, São Felipe, São Felix, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Sapeaçu, Saubara e Varzedo. 

O novo espaço vai funcionar na Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) e oferecerá microcrédito, capacitação, orientação jurídica, administrativa, contábil e financeira e espaço para divulgação e comercialização dos produtos. Serão disponibilizados também serviços de assistência técnica, transferência de equipamentos e insumos produtivos, além de apoio à incubação de empresas e projetos que se enquadram no universo da economia solidária. 

O objetivo do Governo do Estado é o de ampliar a oferta de assistência técnica aos empreendimentos associativos populares e solidários e as redes de economia solidária e comércio justo e solidário. O novo espaço público integra as ações do Programa Vida Melhor, do Governo do Estado, executado pela Setre, por meio da Superintendência de Economia Solidária (Sesol). 

Fonte: Secom/Bahia

Comentários