Festa de Nossa Senhora da Purificação em Santo Amaro 2014


Uma das festas mais tradicionais de todo o Recôncavo baiano tem sua programação divulgada. A festa em homenagem à Nossa Senhora da Purificação, que acontecerá entre a sexta-feira do dia 24 de janeiro e o domingo do dia 2 de fevereiro é uma das festividades mais esperadas da Bahia. 

Santo Amaro é uma das cidades mais famosas do Brasil, berço acolhedor de tantos baianos e turistas, mãe e pai de artistas que brilham sob todas as vertentes, e que se mantem firme no festejo em torno da sua padroeira, Nossa Senhora da Purificação. A tradição trilha por mais de 150 anos, levando às ruas diversas manifestações religiosas e exaltações culturais.

Um dos eventos que acontecem entre o período festivo é a famosa Novena para Nossa Senhora da Purificação, que reúne religiosos de todo o país, durante nove dias. Eles fazem uma sequência de orações na igreja, acompanhados por músicas cantadas em latim e executadas por músicos de orquestra. Acontece também, nesse período, a lavagem das escadarias da igreja, culto secular criado pelos escravos, e ainda a procissão onde desfilam cerca de 40 imagens católicas, carregadas por mãos humanas em andores, que seguem pela cidade.

Na grade oficial estão confirmadas grandes atrações, a exemplo de Gerônimo, Eternamente, Patchanka, Luiz Caldas, Jau, Jose Augusto, Fabio Junior, Léo Santana e Parangole, Leonardo, Cheiro de Amor, Coisa de Pele, Frank e Alex, Filhos de Jorge, Ed City, Canindé, Flavianny, Paulo de Diniz e Araketu. Os blocos de trio sairão nos dias 24, 25 e 26/01, do Círculo Operário ate o INSS, e em alguns dias este percurso será invertido.

Comentários