Quem tem fé vai a pé: Maragogipe na Lavagem do Bonfim


Milhares de devotos e curiosos de todo o país se reuniram na manhã desta quinta-feira (16) na Igreja da Nossa Senhora da Conceição da Praia, no bairro do Comércio, para participar novamente de uma das tradições mais antigas da Bahia - a Lavagem do Bonfim.


Declarada Patrimônio Imaterial Nacional pelo Instituto Histórico e Artístico Nacional (Iphan) na última quarta-feira (15), a celebração, que sai às ruas de Salvador desde 1773, se diferencia pela sua tradição e simbologia, misturando duas matrizes religiosas distintas - a católica e a afro-brasileira.

Pela primeira vez na festa, a celebração também contou com a representação de uma especial de Católicos participando do cortejo e da lavagem de 2014, que deixou o bairro do Comércio com direção a Igreja do Senhor do Bonfim, na Península de Itapagipe, por volta das 9h.

A animação da multidão de cerca de 1 milhão de pessoas era contagiante, e nem o sol forte, nem o calor de 32º graus desanimou os fiéis que percorreram firmemente oito quilômetros até chegarem aos pés da Colina Sagrada.


No meio dos festejos ecumênicos e do samba que tomava as ruas da Cidade Baixa, personagens curiosos chamavam a atenção de todos. Entre eles estava um bloco tradicional de mascarados que saiu de Maragogipe, no Recôncavo Baiano, para participar da festa em Salvador.

Fonte: Correio da Bahia via Maragogipe Agora

Comentários