Colégio Polivalente de Maragogipe recebe delegação africana de Gâmbia

O Colégio Polivalente de Maragogipe recebeu a visita de representantes da Gâmbia nesta quinta-feira (20). A comissão está no Brasil para conhecer mais detalhadamente as experiências em alimentação escolar e outras ações e programas em segurança alimentar e nutricional e de agricultura familiar.

A delegação africana veio ao estado para conhecer o programa de alimentação escolar executado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, que é referência internacional na área. Além da visita à Maragogipe, a programação contou visitação a unidades escolares nas cidades de Cruz das Almas e Cachoeira, à sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Mandioca e Fruticultura (Embrapa) e a uma casa de farinha integrada ao programa de alimentação escolar, ambas no município de Cruz das Almas.


De acordo com o secretário Permanente de Finanças da Gâmbia, Abdoulie Jallow, esta visita tem como objetivo aprender sobre o Programa Nacional de Ação para a Inclusão (PNAI), para que possa ser desenvolvido em seu país. “Através desta visita vamos aplicar o que conhecemos aqui”, afirma Abdoulie.


A direção do Colégio Polivalente promoveu uma recepção calorosa para os visitantes, com apresentação da fanfarra do Colégio, baianas e mascarados para mostrar a tradição cultural do município.


O grupo é a nona delegação internacional que visita a Bahia para conhecer a experiência do Estado com alimentação escolar e utilizar o modelo como referência em seu país. Só entre os anos de 2012 e 2013, representantes de oito nações: Etiópia, Tanzânia, Mali, Malawi, Senegal, Haiti, Zâmbia e Costa do Marfim estiveram na Bahia com o mesmo objetivo.


A delegação do Gâmbia é composta por representantes do Ministério das Finanças e Assuntos Econômicos, do Ministério da Saúde, do Ministério Básico e Educação, do Ministério da Agricultura, da Gâmbia Standard Bureau e da Agência Nacional de Nutrição. Também acompanham a missão representantes do Programa Mundial de Alimentos (PMA) das Nações Unidas.

Fotos: Zevaldo Sousa
Texto: Ascom / Maragogipe

Comentários