O Colégio Polivalente de Maragogipe recebeu a visita de representantes da Gâmbia nesta quinta-feira (20). A comissão está no Brasil para conhecer mais detalhadamente as experiências em alimentação escolar e outras ações e programas em segurança alimentar e nutricional e de agricultura familiar.
A delegação africana veio ao estado para conhecer o programa de alimentação escolar executado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, que é referência internacional na área. Além da visita à Maragogipe, a programação contou visitação a unidades escolares nas cidades de Cruz das Almas e Cachoeira, à sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Mandioca e Fruticultura (Embrapa) e a uma casa de farinha integrada ao programa de alimentação escolar, ambas no município de Cruz das Almas.
De acordo com o secretário Permanente de Finanças da Gâmbia, Abdoulie Jallow, esta visita tem como objetivo aprender sobre o Programa Nacional de Ação para a Inclusão (PNAI), para que possa ser desenvolvido em seu país. “Através desta visita vamos aplicar o que conhecemos aqui”, afirma Abdoulie.
A direção do Colégio Polivalente promoveu uma recepção calorosa para os visitantes, com apresentação da fanfarra do Colégio, baianas e mascarados para mostrar a tradição cultural do município.
O grupo é a nona delegação internacional que visita a Bahia para conhecer a experiência do Estado com alimentação escolar e utilizar o modelo como referência em seu país. Só entre os anos de 2012 e 2013, representantes de oito nações: Etiópia, Tanzânia, Mali, Malawi, Senegal, Haiti, Zâmbia e Costa do Marfim estiveram na Bahia com o mesmo objetivo.
A delegação do Gâmbia é composta por representantes do Ministério das Finanças e Assuntos Econômicos, do Ministério da Saúde, do Ministério Básico e Educação, do Ministério da Agricultura, da Gâmbia Standard Bureau e da Agência Nacional de Nutrição. Também acompanham a missão representantes do Programa Mundial de Alimentos (PMA) das Nações Unidas.
Fotos: Zevaldo Sousa
Texto: Ascom / Maragogipe
Comentários
Postar um comentário
O Blog do Zevaldo Sousa não se responsabiliza pelo conteúdo do comentário e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio ao usuário, aqueles em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.
Serão vetadas as mensagens que:
1- Não tratarem do tema abordado na notícia;
2- Sejam repetidas as enviadas pelo mesmo leitor, ainda que com outras palavras;
3- Tenham intenção publicitária, de propaganda partidária, eleitoral ou comercial;
4- Tenham conteúdo ou termos obscenos ou ofensivos;
5- Incentivem racismo, discriminação, violência, medo ou outros crimes;
6- Promovam participação de correntes, spams ou lixo eletrônico.
As opiniões expostas não representam o posicionamento do Blog do Zevaldo Sousa, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores.
O usuário tem ciência e concorda expressamente com a prerrogativa do Blog do Zevaldo Sousa de restringir quaisquer conteúdos que violem ou que possam ser interpretados como violadores às disposições do presente instrumento.