Consórcio Estaleiro do Paraguaçu monitora velocidade dos caminhões e afasta caminhoneiros infratores

No início do ano, o Consórcio Estaleiro do Paraguaçu implantou o Iris (Inteligência e Rastreamento Integrado por Satélite) e hoje, alguns resultados foram divulgados. Confira nota do estaleiro.


Implantado em janeiro deste ano pelo consórcio construtor do Estaleiro (CEP), o Iris (Inteligência e Rastreamento Integrado por Satélite), sistema que monitora a velocidade das caçambas que transitam pelo canteiro e pelas estradas no entorno do empreendimento, tem apresentado resultados relevantes. Em dois meses, dos 450 veículos pesados que prestam serviço ao Estaleiro, 15 já foram desligados totalmente da obra.

Silvio Zen, diretor de Implantação da Enseada, acredita que esse número tende a diminuir com o trabalho de conscientização que vem sendo realizado quinzenalmente pela área de suprimentos do Consórcio durante a Discussão Diária de Serviço (DDS). “A gente aproveita esse momento para ler o código de conduta do trabalhador, falar sobre prostituição infantil, drogas e informar quais os pontos mais críticos de um determinado trajeto”, revela Thiago Spolidoro, coordenador de Suprimentos do CEP.

Se o sistema detectar um veículo com velocidade superior à permitida, o condutor é identificado e tem que passar por uma reciclagem, onde revê conceitos de direção defensiva e cumprimento de normas, conseguindo, com isso, ter uma segunda chance ao volante. “Fazemos o possível para que não haja o desligamento do profissional. Mas se houver reincidência, nós o afastamos definitivamente”, disse Spolidoro.

Através da leitura diária dos relatórios emitidos pelo Iris, é possível prever para os próximos meses uma redução ainda maior no número de infrações por excesso de velocidade. “Isso é bom para o Estaleiro, que avança nas obras sem contratempos; é bom para o motorista, que continua colaborando com a gente; e melhor ainda para os moradores das comunidades, que continuam vivendo com mais segurança”, completou.

Fonte: Marcelo Gentil
Assessoria de Comunicação
Estaleiro Enseada do Paraguaçu

Comentários