Maragogipanos homenageiam Yemanjá nos bairros da Comissão e Baixinha


Todos os anos, milhares de pessoas se dirigem aos bairros da Comissão e Baixinha para homenagear Yemanjá, a rainha das águas. Naqueles bairros do município de Maragogipe, pescadores e marisqueiras realizam uma grande festa que é iniciada com uma alvorada, seguida de diversas oferendas num espaço rico, espiritual e devocional.

No porto da região, moradores desta e de outras localidades do município se aglomeram para festejar e solicitar saúde e um bom ano de pescaria e mariscagem. Conhecida como uma das festas mais populares da Bahia. A festa de Yemanjá é celebração pública do candomblé. A tradição conta que eles pediram ajuda ao orixá, conhecida como a Rainha do Mar, e seguiram para ofertar presentes para Iemanjá. A oferta foi feita no meio do mar e, desde então, a festa é realizada todos os anos no dia dois de fevereiro.

No município de Maragogipe, em diversas outras localidades, como nos distritos de Coqueiros, Nagé, Guaí, São Roque e no bairro do Caijá, devotos manifestam a sua devoção.


Estas duas imagens fazem parte da Série de Fotografias tiradas por Luiz Carlos Brasileiro e publicada no Facebook: Yemanjá, rainha das águas Homenagem às comunidades da Comissão e Baixinha - Maragogipe. Povo bonito e de fé!  - Clique neste link e confira mais imagens.


Comentários