Comunidade maragogipana pleiteia Campus do Instituto Federal


A cidade de Maragogipe, no Recôncavo Baiano, desponta hoje no cenário brasileiro pelo desenvolvimento da indústria naval. Com a entrada em funcionamento do Estaleiro Enseada do Paraguaçu, a localidade começa a entrar no grupo dos maiores construtores navais do país e o desafio agora é investir na capacitação da mão-de-obra local.

Pensando nessa demanda, a comunidade de Maragogipe começa a se mobilizar em prol da instalação de um campus do Instituto Técnico Federal (ITF) no município. Um ofício com esta solicitação foi encaminhado pelo cidadão Maragogipano Sr. Luciano Estevam Santos ao ministro da Educação, José Henrique Paim, lembrando que se encontra em andamento um programa de expansão dos Institutos Federais de Educação em todo o Brasil.

O documento pede que o Ministério proceda a uma análise técnica sobre a viabilidade da implantação do campus. Além da presença do estaleiro, que gera 5 mil empregos diretos, o ofício destaca que a cidade possui as instalações físicas para a instalação do ITF. A sugestão é de que sejam aproveitados os imóveis que antes serviram à antiga fábrica de charutos Suerdieck, hoje desativada.



Comentários