OPINIÃO: Tráfico de animais silvestres em Maragogipe: Coibir é uma necessidade!

O leitor Ronaldo de Moraes nos enviou um texto para publicação no blog, externando a sua opinião sobre o tráfico de animais silvestres em Maragogipe e que se alastra por toda a região do Recôncavo da Bahia. Segue sua opinião.


Por Ronaldo de Moraes

Um salve a todos leitores e leitoras deste texto. Venho externar a minha imensa preocupação com relação ao tráfico de animais silvestres que acontece a muitos anos na cidade de Maragogipe de maneira livre e sem nenhum tipo de represália por parte dos órgãos competentes.

Um dos comércios mais lucrativos do mundo, o tráfico de animais silvestres movimenta cerca de 20 bilhões de dólares por ano sendo a terceira atividade clandestina que mais gera dinheiro, ficando atrás do tráfico de drogas e armas. Em razão da grande biodiversidade brasileira, o país é um dos principais alvos do tráfico de animais. Além da grande variedade de espécies (peixes, aves, insetos, mamíferos, répteis, anfíbios, entre outros), outro fator que contribui para essa prática no país é a falta de fiscalização e de punições para coibir esta atividade e pela fragilidade das leis brasileira e falta de seriedade com que é tratado este assunto.

Na cidade de Maragogipe o que presencio todos os sábados na feira livre da cidade é o livre comércio de animais, dando maior enfoque as aves silvestres. O comércio livre nas barracas de alguns feirantes sem nenhuma “vergonha”, sem nenhum medo de represálias por parte dos órgãos competentes. Esta prática viciosa e CRIMINOSA infelizmente não é levada a sério pelas autoridades locais. De quem é a responsabilidade por coibir esta prática? Do IBAMA? Da Polícia Militar e Civil? Da Prefeitura? Da Promotoria?

Os olhos e a boca desses órgãos me parecem fechados perante a este CRIME cometido a muitos anos em Maragogipe e os poderes competentes tratando como algo normal atividades criminosas, até quando vamos ver pássaros engaiolados sendo TRAFICADOS na feira livre da cidade? Até quando veremos pessoas circulando pelas ruas da cidade com as aves engaioladas e renegadas a conviver numa prisão que lhe foram colocados sem direito de escolha? VAMOS ACORDAR E TOMAR UMA PROVIDÊNCIA URGENTE QUANTO A ESTE PROBLEMA SÉRIO!

Comentários