Coelba instala poste que ridiculariza sitio arquitetônico de Maragogipe. Cadê o IPHAN?

O Portal Maragojipe 24 horas publicou recentemente uma matéria que assino embaixo como se fosse de minha autoria. Eu já iria falar sobre este assunto hoje, mas já que a equipe fez isso muito bem. Estou republicando a sua matéria: 

Como já dizia Otávio Mangabeira, político baiano famoso em meados do século passado, “pense num absurdo, na Bahia tem precedente”… Modificando um pouco, podemos redefinir a frase, como sendo: “PENSE NUM ABSURDO, EM MARAGOJIPE TEM PRECEDENTE”. Mas porque fazemos menção a este dito? Simplesmente porque aqui em nossa cidade muita coisa é feita de maneira irregular e ninguém se posiciona em favor do bem comum. Incrivelmente as coisas só acontecem por perseguição, raiva, inveja e despeito. 

É inadmissível que em pleno século XXI, com todo o contexto histórico e arquitetônico e religioso que representa a Matriz de São Bartolomeu para os maragojipanos, a COELBA simplesmente instale próximo ao templo um poste de alta tensão, deixando ridícula a paisagem em torno da Igreja. Basta observar que ao subir a ladeira, lá embaixo, nas imediações do imóvel do saudoso Raimundo Branco, é visto um poste bem na frente da Igreja, estando agora presente também nas lentes das fotografias. Uma tremenda falta de respeito, responsabilidade e consciência. 

Diante de tantos embargos, de tantas recomendações para adequação de estruturas, pinturas e afins, não queremos acreditar que o IPHAN não se posicione acerca desse fato lamentável. Até porque nosso Portal já acionou o Instituto. Vale destacar que a COELBA presta um péssimo serviço ao Município, sofrendo constantemente de quedas de energia, trazendo inúmeros prejuízos com aparelhos diversos queimados. 

Na esperança de uma iniciativa pelos órgãos competentes, o Portal aguarda, inclusive, um parecer da referida empresa acerca da implantação desse poste nas imediações do sítio arquitetônico maragojipano. Vale lembrar que a Paróquia de São Bartolomeu já tem conhecimento do episódio por meio deste Portal, mas até o presente momento não informou se adotará as medidas pertinentes.

Veja o antes e o depois, em imagem histórica e outra com a aberração atual:

Fotos de Major e Jr Major

Vou completar dizendo que não poderei mais tirar uma foto desta. Que tirei no ano passado, visto que o poste estará bem na frente da imagem.


Comentários