Profissões do Estaleiro: Um trabalho que exige foco e concentração. Saiba como atua o soldador!

Um trabalho que exige foco e concentração. Saiba como atua o soldador!

Soldador. Aquele que une os materiais, particularmente os metais. O profissional de solda é bastante valorizado na indústria leve e pesada, e é o destaque de hoje da Série Profissões, criada pelo blog Navegando Juntos para mostrar as áreas em que atuam homens e mulheres da Enseada.

Dentre os 182 soldadores da Unidade Paraguaçu, está Álvaro Guimarães, líder dos profissionais de caldeiraria e solda. Segundo ele, é preciso foco e concentração para fazer um trabalho bem feito. “Se o soldador não estiver bem psicologicamente, a solda está perdida”, ressaltou.

Para Márcia Lapa, gerente de Educação Profissional da Enseada, os profissionais que atuam nessa área fazem um trabalho muito importante para a produção do Estaleiro, seja ela na fase civil ou industrial. “A junção perfeita das chapas de aço depende da técnica e da habilidade do soldador. Esse acabamento vai fazer toda a diferença na entrega das nossas encomendas”, analisou Lapa.

Capacitação

O Instituto Federal da Bahia (IFBA), em parceria com a prefeitura de Salinas da Margarida, abriu nesta sexta-feira (30) 50 vagas para o curso de Solda (eletrodo revestido), nos turnos vespertino e noturno, no núcleo avançado de Salinas. A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

O coordenador da unidade do IFBA, José Martin Ucha, informou que o critério para concorrer a uma das vagas é ter o Ensino Fundamental completo e mais de 18 anos. “As inscrições acontecem na Secretaria de Assistência Social do município, mas é preciso correr, pois devem acabar logo. As aulas começam no dia 9 de junho, e mais duas turmas serão oferecidas a partir do mês de outubro”, informou Ucha.

Estaleiro Enseada do Paraguaçu

Comentários