Foi bom? Lavagem Popular da Festa de São Bartolomeu atrai pequeno número de visitantes (FOTOS E OPINIÃO)


A Lavagem Popular dos Festejos em homenagem a São Bartolomeu sempre foi um dos momentos mais esperados pelo público maragogipano e, principalmente, neste últimos anos, pelos visitantes. Todavia, se compararmos os números deste ano de 2014 com os anteriores. Percebemos uma diminuição grande no número de participantes desta festa tão popular. Alguém sabe explicar os motivos? 

Bem. Tenho minhas hipóteses, mas neste momento deixarei de falar sobre esta questão para descrever sobre a Lavagem deste ano de 2014.


Um dos momentos especiais que aconteceu neste ano foi a visita da Sociedade Beneficente e Musical União dos Artistas da Ilha de Bom Jesus dos Passos. Foi um momento muito especial que me fez alertar para uma questão essencial. Naquele momento, refleti e agora pergunto ao leitor. Que tal uma Lavagem Cultural de Maragogipe? Pensei nisso quando vi aquela maravilhosa charanga arrastando uma multidão de adoradores que dançavam e cantavam ao som. Enquanto isso, a lavagem saía do Bairro do Caijá em direção à Matriz de São Bartolomeu.


Ao chegar na matriz um grande número de pessoas se avolumou, mas não há dúvidas que não foi aquela multidão de anos anteriores. Mesmo assim, a alegria tomou conta do coração e das almas daqueles que estavam participando deste evento.


Após a descida da Matriz, local onde a charanga tocou o Hino de São Bartolomeu, o cortejo seguiu pelas principais ruas da cidade arrastando uma multidão de foliões. Mas, ainda falta perguntar para aquele que realmente participou da festa, seja se divertindo ou comerciando. Foi bom? Fico ansioso por respostas.


Comentários