Luiz Alberto articula extensão da UFRB e instalação do IFBA em Maragogipe

A extensão de um campus da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) e instalação de uma unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) em Maragogipe foi pauta de reunião, realizada na quarta-feira, 07 de agosto, entre o deputado federal Luiz Alberto (PT/BA), natural do município, o ministro da Educação (MEC), José Henrique Paim, o reitor da UFRB, Paulo Gabriel Soledade Nacif, e o reitor do IFBA, Renato Anunciação, em Brasília.

Com relação à instalação do IFBA em Maragogipe, foi encaminhado pelo ministro e reitores a implantação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) no município, a visita de engenheiro do IFBA para fazer um relatório técnico para reforma da antiga Santa Casa de Maragogipe e encaminhamento do projeto à Câmara de Vereadores, para doação do prédio à União, para instalação do Instituto.

Na última segunda-feira (04), o deputado visitou o prédio da antiga Santa Casa, juntamente com o representante da Secretaria de Educação de Maragogipe, Elson Ricardo e o diretor geral do Campus de Salvador do IFBA, Albertino Nascimento, que gostou da localização e de seu espaço. Existia a possibilidade da Prefeitura reformar o prédio, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e cedê-lo temporariamente ao Instituto, porém a administração municipal optou pela doação do imóvel, deixando as obras a cargo da União.


Já para extensão do campus da UFRB para Maragogipe foi solicitado pelo ministro José Henrique Paim, que a Universidade submeta o projeto de extensão com brevidade para o MEC.

“A expectativa é que a instalação do Polo Naval fará a população de Maragogipe passar dos atuais 47 mil habitantes para mais de 100 mil. Os investimentos feitos pelo governo da Bahia, como a construção da ponte e outras obras de infraestrutura, antecipa o que será o grande desenvolvimento econômico e social que virá com a instalação do polo”, argumentou o deputado Luiz Alberto, justificando as razões para a implantação de um campus da UFRB no município e de um campus do IFBA.

O petista baiano, assim como os reitores, defenderam a importância de aproveitar este momento e ‘casá-lo’ com uma grande política educacional. “A implantação de um campus da UFRB e do IFBA em Maragogipe, com cursos voltados para a realidade local, como tecnologia do mar, engenharia da pesca e outros, será possível pensar a região para além da formação de mão de obra”, reforçou.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Deputado Luiz Alberto
Fotos: Diego Rocha MEC

Comentários