Procissão de São Bartolomeu atrai milhares de fiéis nas ruas maragogipanas


Uma história de fé! Uma tricentenária história de muita fé. Esta é, sem sombra de dúvida, a nossa marca. A marca do povo maragogipano que louva São Bartolomeu e solicita que ele interceda e proteja toda a sociedade perante Jesus Cristo, Nosso Senhor.


A tradicional procissão em louvor a São Bartolomeu, padroeiro da cidade de Maragogipe - que outrora se chamava Vila de São Bartolomeu de Maragogipe - sempre arrastou uma multidão de fiéis. Pessoas que manifestam seu mais sublime desejo de solicitar, orar e agradecer por todas as intercessões recebidas.


A caminhada pode até ser longa, mas a fé que move montanhas também atrai fiéis seguidores, discípulos de Jesus, irmãos em Cristo para esta famosa festa. Há pessoas que participam desta procissão por quase toda a sua vida. Há crianças e adolescentes que já começam a acompanhar este cortejo desde cedo. São mais de cinco horas em caminhada contínua, passando pelas principais vias da cidade. Visitando, as principais capelas da cidade.


Por cada rua que passava, uma multidão cantava, orava, recebia bençãos, chorava e se alegrava com este momento especial. Com toda certeza, devemos preservar este momento identitário da Festa de São Bartolomeu e desde já, proclamo que já está mais do que na hora de solicitarmos a imaterialidade desta festa.


Neste ano, a procissão contou com as tradicionais filarmônicas maragogipanas Dois de Julho e Terpsícore Popular, assim como contou com a participação especial da Filarmônica União Sanfelista, do município vizinho de São Félix.


Neste ano, a procissão aconteceu no dia 25 de agosto e apesar de ter encerrou com os festejos religiosos em louvor a São Bartolomeu, apóstolo de Cristo e protetor desta Terra das Palmeiras.


Veja mais fotografias no facebook da Festa de São Bartolomeu

Comentários