Dia do Professor: Talvez, o principal culpado não seja o traficante. Seja você (pai ou mestre)!

Por Zevaldo Sousa

Que a violência em Maragogipe está crescendo é fato e é inegável. Mas é preciso muita determinação para combater a violência com luva de pelica. Para isso, vou iniciar este processo de incentivo aos pais e mestres no combate à violência. Vocês precisam sair da zona de conforto! Se é que ainda existe esta tal zona numa situação tão desconfortável como a que estamos vivenciando neste momento!

Muitos devem estar se perguntando os motivos deste título tão polêmico, mas ele é verdadeiro e real. Talvez, a culpa de tudo o que estamos passando não seja do traficante, mas da família e da escola que ficam esperando pelos poderes públicos mas não conseguem tomar uma atitude verdadeira e a favor do sua filho e aluno. 

Acredito que estamos invertendo a lógica social quando somente tomamos como base o que a grande mídia nos impõe. "Fulano matou", "Beltrano morreu", "O Estado não faz nada!" e você, faz o quê? Fica sentado na frente da televisão vendo tudo isso que está acontecendo e não conversa nada com seu filho? Não orienta e nem chama ele para refletir sobre tudo o que está acontecendo. Não chama ele para orientá-los sobre suas amizades, sobre comportamento, sobre seu futuro.

Ao culparmos traficantes e bandidos por tudo o que está acontecendo na nossa sociedade, deixamos de passar aos nossos filhos valores que eles deveriam ter em seu processo de formação. Pois não é o traficante que deve ensinar aos nossos filhos e alunos o que eles precisam para viver em sociedade. Mas somos nós, pais e mestres.

E quando não fazemos o nosso papel de educadores e formadores de opinião. Estamos entregando o futuro do país para aqueles que desejam a poder pelo poder. Neste momento, cito não somente traficantes, mas os bandidos de terno, políticos corruptos que nada fazem. Pois se eles nada fazem, deveríamos dar a nossa resposta à eles nas urnas e mudar toda a vez que tivesse eleição.

Sendo assim, reflita sobre tudo o que está lendo neste blog nos últimos dias e tome uma atitude. Mude!

Comentários