A eleição presidencial será decidida em segundo turno entre os candidatos Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB). Com 90,39% das urnas apuradas, neste domingo (5), às 19h58, já está confirmado o segundo turno da disputa presidencial. A petista tem 40,89% dos votos contra 34,44% do tucano. Em terceiro lugar aparece Marina Silva (PSB) com 21,07% até o momento.
A quantidade de votos a ser apurada 9,66% das urnas não é mais suficiente para uma vitória de Dilma em primeiro turno. Para ser eleito em primeiro turno, um candidato precisa obter mais da metade dos votos. Com resultado, os eleitores terão que voltar às urnas no próximo dia 26 de outubro, das 8h às 17h, para decidir entre as duas concorrentes.
Dilma disputa a reeleição amparada por uma ampla aliança política que compôs a coligação “Com a Força do Povo”, formada por PT, PMDB, PSD, PP, PR, PROS, PDT, PC do B e PRB. Já Aécio faz parte da coligação “Muda Brasil”, composta pelos partidos PSDB, PMN, SD, DEM, PEN, PTN, PTB, PTC e PT do B. Para o segundo turno, os candidatos devem buscar apoio de partidos que ficaram de fora da corrida presidencial.
Atrás de Dilma, Aécio e Marina, aparecem Luciana Genro (Psol), com 1,59%; Pastor Everaldo (PSC), 0,75%; Eduardo Jorge (PV), 0,62%; Levy Fidelix (PRTB), 0,44%; Zé Maria (PSTU), 0,09% e Eymael (PSDC), 0,06%, com 90,39% das urnas apuradas.
O início da propaganda eleitoral do segundo turno no rádio e na TV está previsto para sábado (11). A propaganda se estenderá até o dia 24. Desta vez, ambos os candidatos terão o mesmo tempo de exposição na televisão, 10 minutos cada. A data também é prazo final para debates com candidatos. Já o sábado (25) é o último dia para a propaganda política em comícios ou reuniões públicas, como carreatas.
Fonte: EBC - Agência Brasil
Comentários
Postar um comentário
O Blog do Zevaldo Sousa não se responsabiliza pelo conteúdo do comentário e se reserva o direito de eliminar, sem aviso prévio ao usuário, aqueles em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.
Serão vetadas as mensagens que:
1- Não tratarem do tema abordado na notícia;
2- Sejam repetidas as enviadas pelo mesmo leitor, ainda que com outras palavras;
3- Tenham intenção publicitária, de propaganda partidária, eleitoral ou comercial;
4- Tenham conteúdo ou termos obscenos ou ofensivos;
5- Incentivem racismo, discriminação, violência, medo ou outros crimes;
6- Promovam participação de correntes, spams ou lixo eletrônico.
As opiniões expostas não representam o posicionamento do Blog do Zevaldo Sousa, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores.
O usuário tem ciência e concorda expressamente com a prerrogativa do Blog do Zevaldo Sousa de restringir quaisquer conteúdos que violem ou que possam ser interpretados como violadores às disposições do presente instrumento.