ELEIÇÕES 2014: Segundo turno para governador ocorrerá em 13 estados e no DF


Treze estados mais o Distrito Federal terão segundo turno para a escolha de governador em 26 de outubro, após a conclusão dos resultados das eleições de domingo, no dia 5 de outubro. O segundo turno ocorre quando nenhum dos candidatos a governador atinge mais da metade dos votos válidos nas eleições. Nesta situação, os dois candidatos mais votados no primeiro turno vão para o segundo turno.

Depois de 24 horas a partir do término da votação de domingo (17h pelo horário local), os candidatos que concorrem ao segundo turno já podem fazer propaganda eleitoral.

Horário eleitoral gratuito

A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, relativa ao segundo turno, pode começar 48 horas após a proclamação dos resultados do primeiro turno e vai até o dia 24 de outubro. A data-limite para o início do horário eleitoral em segundo turno é dia 11 de outubro.

O horário gratuito ocorrerá em dois períodos diários de 20 minutos (tanto para os candidatos a governador quanto para os que concorrem a presidente), inclusive aos domingos, dividido o tempo igualmente entre os candidatos em disputa (dez minutos para cada um).

No estado onde houver segundo turno para governador – definido também o segundo turno para presidente da República no país –, a propaganda gratuita no rádio e na TV dos candidatos a governador virá imediatamente após a propaganda eleitoral dos candidatos à Presidência.

No caso, as propagandas de segundo turno (iniciando sempre pelos horários gratuitos dos candidatos a presidente) começam às 7h e às 12h, no rádio, e às 13h e às 20h30, na televisão, pelo horário de Brasília (DF).

Confira aqui os candidatos que disputarão o segundo turno nos 13 estados e no DF:

Acre – Tião Viana (PT) x Márcio Bittar (PSDB)
Amapá – Waldez Góes (PDT) x Camilo Capiberibe (PSB)
Amazonas – José Melo (Pros) x Eduardo Braga(PMDB)
Ceará – Camilo (PT) x Eunício (PMDB)
Distrito Federal – Rodrigo Rollemberg (PSB) x Jofran Frejat (PR)
Goiás – Marconi Perillo (PSDB) x Íris Rezende (PMDB)
Mato Grosso do Sul – Delcídio (PT) x Reinaldo Azambuja (PSDB)
Pará – Helder Barbalho (PMDB) x Simão Jatene (PSDB)
Paraíba – Cássio Cunha Lima (PSDB) x Ricardo Coutinho (PSB)
Rio de Janeiro – Luiz Fernando Pezão (PMDB) x Marcelo Crivella (PRB)
Rio Grande do Norte – Henrique Eduardo Alves (PMDB) x Robinson Faria (PSD)
Rio Grande do Sul – Tarso Genro (PT) x José Ivo Sartori (PMDB)
Rondônia – Confúcio Moura (PMDB) x Expedito Júnior (PSDB)
Roraima – Suely Campos (PP) x Chico Rodrigues (PSB)

Fonte: TSE - EM/LC

Comentários