Maragogipe: Programação da Festa de Nossa Senhora da Conceição 2014


FESTA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
PATRONA DA PATRIÓTICA CIDADE DE MARAGOGIPE - BAHIA
PARÓQUIA DE SÃO BARTOLOMEU
29/11/2014 a 08/12/2014


Mensagem
Quando os filhos de Israel entraram na Terra Prometida, eles estavam se preparando para viver em casas permanentes em vez de tendas desmontáveis. Seu líder, Josué, emitiu um forte desafio para as famílias israelitas. Que Deus ou deuses eles iriam servir? Serviriam os deuses do Egito onde foram escravizados? Serviriam os deuses adorados por diversos povos que encontraram em sua nova terra? Ou serviriam a Deus que os conduziu para fora da escravidão do Egito e os guiou através dos anos de peregrinação no deserto e os trouxe a Terra Prometida? Eles tinham que fazer uma escolha, tinham que ter uma decisão e esta decisão faria toda a diferença no mundo, não somente em suas vidas, mas em toda sua história.

Contamos com a intercessão da Virgem Maria para continuarmos querendo que nossas famílias sirvam ao Senhor? Nós dizemos: “Eu e minha casa servimos ao Senhor”? Será mesmo? Quais são os deuses de hoje? Os deuses modernos? Quais são os deuses da era moderna? Quais opções o mundo nos dá? A bebida? As Drogas? O dinheiro? Os vícios? O orgulho? O egoísmo? O sexo sem compromisso e desregrado?

Durante o festejo de Nossa Senhora da Conceição, a Paróquia de São Bartolomeu unida a todos os cristãos Católicos corajosos a tomar posse desta decisão de Josué... Neste ano temos como tema: Com o olhar de Maria, eu e minha casa serviremos o Senhor. Mas, antes de aceitarmos este desafio ou de renovar esse desafio, para aqueles que já tem caminhada na Igreja, é preciso saber o impacto que isto vai ter em sua vida e na vida de seus familiares. Esta decisão não é para os fracos, somente para os fortes e corajosos!!

Para servir o Senhor somos convocados a olhar para o exemplo de Nossa Senhora e se perguntar: como Maria serviu a Deus? Se doando inteiramente ao próximo. Servir ao Senhor vai muito além de “lavar os pés”. É preciso uma demonstração de carinho e amor: “temos que beijá-lo”. É preciso uma demonstração de ir além: É preciso “enxugá-lo”. Meu, irmão(â), é muito fácil dar uma cesta básica, dar um remédio, uma roupa, e dizer: “eu” já fiz a minha parte, agora é com ela. Esquecemos que Jesus lavou, beijou e enxugou.

Neste ano temos a honrosa alegria de comemorar os 160 anos da proclamação do Dogma da Imaculada Conceição instituído pelo Papa Pio IX. Venha e traga sua família para participar conosco dos festejos de Nossa Senhora da Conceição, com o novenário de 29 de novembro a 07 de dezembro, às 19h30, e conclusão com a solene Celebração Eucarística no dia 08 de dezembro, às 5h00. Confira a nossa programação festiva e que Deus vos abençoe. Aguardamos a sua presença e que a Virgem Maria te proteja hoje e sempre.

Pe. Dvanildo Ribeiro

PROGRAMAÇÃO:

DE 29.11.14 a 07.12.14 – 
19h00: Ofício da Imaculada Conceição 
19h30: Novenário

DIA 07.12.14 - DOMINGO
7h00: Missa da 1ª Eucaristia
9h00: Administração do Sacramento do Batismo
19h00: Missa em Ação de Graças pelos 28 anos de Ordenação Sacerdotal do Padre Reginaldo Almeida Moraes.

DIA 08.12.14 – SEGUNDA - FEIRA – DIA DA IMACULADA CONCEIÇÃO.
05h00: MISSA DA AURORA, presidida pelo Pároco Pe. Reginaldo e homília do Pe. Dvanildo Ribeiro. Presença da Filarmônica Terpsícore Popular.
07h00: Ofício da Imaculada Conceição.
08h00: Administração do Sacramento do Batismo.
15h30: SOLENE CONCELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA presidida pelo Pe. Mateus Lima Leal e concelebrada pelos demais padres presentes. Presença da Filarmônica 02 de Julho. Às 16h30 - Imponente PROCISSÃO, com as veneráveis Imagens de Deus Menino, São José, Nossa Senhora da Conceição e São Bartolomeu, saindo da Matriz passando pela Praça Cardeal da Silva, Rua Geni de Morais, Avenida Beira Rio, Rua Floriano Alves Peixoto, Rua Plácido Rocha, Rua Gerhard Meyer Suerdieck, Avenida Oceânica,, Praça da Promessa, Rua Bernardino Borges, Praça Cons. Antonio Rebouças e Praça da Matriz. Presença das Filarmônicas 02 de Julho e Terpsícore Popular. Encerramento com Benção do Santíssimo Sacramento.
Obs. Informamos que o percurso da procissão só será obedecido se houver disponibilidade de irmãos suficientes para condução dos andores.

NOVENÁRIO
Tema central: Com o olhar de Maria, “eu e minha família serviremos o Senhor.”
Inicio às 19h30, com a participação do Coro e Orquestra Maria Imaculada. Pregadores: Pe. Reginaldo Almeida Moraes, Pe. Mateus de Lima Leal, Pe. Dvanildo de Jesus Ribeiro.
A cada noite os fiéis são convidados a fazer um gesto concreto de fé.

1ª noite - 29/11/14 (sábado)
Subtema: Família, célula viva da sociedade. Leitura. Jo 2, 1-11
Noite patrocinada por DIVERSAS FAMÍLIAS. Responsáveis: Maria Roque da Conceição Dias, Rita Caldas Peixoto, Maria Roque da Conceição Dias, Ivanete Ferreira Santos de Jesus.
Homenageadas: Irmandades do Santíssimo Sacramento, Espírito Santo, São Bartolomeu, Nossa Senhora da Conceição, Santa Casa de Misericórdia, Grupo da Melhor Idade, Comunidades da Santa Cruz (Ladeira do Cruzeiro); São Cristóvão (Rua do Rio); São João Batista (Cai-Cai); São José; (Monte Castelo); Nossa Senhora do Amparo; (Comissão); Nossa Senhora da Conceição; (Porto Grande); Nossa Senhora das Graças; (Boiadas); Nossa Senhora da Saúde; (Palmeiras); São Pedro; (Enseada); Santo Antonio; (Saboeiro); Nossa Senhora de Nazaré, (Cai-já); Nossa Senhora do Perpétuo Socorro; (Ponta de Souza), Senhor do Bonfim – Nagé; Nossa Senhora da Conceição – Coqueiros; São Roque - São Roque do Paraguaçu, Guaí, Guapira e adjacências; participação da Filarmônica 02 de Julho.
Gesto concreto: feijão

2ª noite -30/11/2014 (domingo)
Subtema: Família, sustentáculo da fé cristã. Evangelho Lc 2,25-40
Noite patrocinada pelas famílias Laranjeiras, Baião e Nobre. Responsáveis: Antonio Fernando de Jesus Laranjeira, Antonio Reis Laranjeira, Iza Souza de Jesus, José Nobre de Souza e Ronilda Baião de Souza.
Homenageados: Apostolado da Oração, Ministros e Ministras da Comunhão, Confraria de Nossa Senhora do Rosário, Arquiconfraria de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Gesto concreto: arroz

3ª noite- 01/12/2014 (Segunda-feira)
Subtema: Família, lugar de viver o Sacramento. Evangelho. Lc 2, 22-40
Noite patrocinada pelas famílias Andrade. Responsáveis: Manoel da Conceição de Andrade, José de Jesus Andrade, Florisvaldo Sabino Souza Andrade (Dadinho) e Maria Eduviges de Jesus Andrade.
Homenageadas: Legião de Maria, Pastoral Carcerária e Grupo de Intercessão da Renovação Carismática Católica; participação da FEMERPPG.
Gesto concreto: óleo

4ª noite- 02/12/2014 (terça-feira)
Subtema: Família, santuário da vida. Evangelho. Jo 19, 25-27
Noite patrocinada pela família Souza. Responsável: Antonio Bartolomeu Souza (Souza).
Homenageadas: Pastoral do Terço dos Homens-(GOTH’S) e Movimento Apostólico da Mãe e Rainha Três Vezes Admirável; participação da FANCEGMS.
Gesto concreto: carne de soja

5ª noite- 03/12/2014 (quarta-feira)
Subtema: Família, espaço para viver a fidelidade e o amor. Leitura Rm 9, 1-5
Noite patrocinada por um Grupo de devotos e pela família Pestana. Responsáveis: Alessandro Cerqueira, Sócrates Fernandes Araújo, Bernadete Santos Pestana, Francisco Carlos dos Santos Pestana; participação da Filarmônica Terpsícore Popular.
Homenageados: Pastorais: Dízimo, Catequética, Litúrgica, Acolhida, Música e Canto Sacro, Seguidores Mirins de São Bartolomeu, Congregação Mariana de São Luiz, Confraria de São José. Gesto concreto: macarrão

6ª noite – 04/12/2014 (quinta-feira)
Subtema: Família de Nazaré, modelo para a família hoje. Evangelho. Lc 2, 41-52
Noite patrocinada pelas famílias Pinto e Pereira. Responsáveis: Primitiva Borges de Andrade Pinto, Antonia Raimunda Pinto, Eder e Edna Pereira de Souza e Alberto Pereira de Souza; participação da FANCEPM.
Homenageados: Apostolado da Divina Misericórdia, Grupo de Amigos da Canção Nova, Participantes da Missa Votiva do Divino Espírito Santo.
Gesto concreto: açúcar

7ª noite – 05/12/2014 (sexta-feira)
Subtema: “A espiritualidade cristã na família, um casamento que dá certo.” Evangelho. Mt 12, 46-50
Noite patrocinada pelas famílias Guedes e Reis, Conceição e Rosário, Costa Santos. Responsáveis: Jorge Guedes de Jesus, José da Conceição, Creonice Conceição do Rosário, Luiz Bartolomeu do Rosário, Alberto Costa Santos e Ana Maria Costa Santos.
Homenageados: Pastoral da Juventude, Cruzada Eucarística Infantil, Movimento de Nossa Senhora das Mercês e Grupo de Casais.
Gesto concreto: café

8ª noite – 06/12/2014 (sábado)
Subtema: Buscar os meios que refazem a espiritualidade da família. Evangelho. Lc 11, 27-28
Noite patrocinada pela família Guerreiro. Responsáveis: Ronaldo do Carmo Guerreiro, Paulo Henrique Lemos Guerreiro, Paulo Vicente Guerreiro Peixoto, Odete Amanda Guerreiro Rodrigues Martinez; participação da FANCESF.
Homenageados: Pia União das Filhas de Maria.
Gesto concreto: leite em pó

9ª noite – 07/12/2014 (domingo)
Subtema: As dificuldades e soluções para o entendimento do dogma da Imaculada Conceição. Evangelho. Mc 9, 2-10
Noite dedicada a Comissão de Festas e Serviços Paroquiais.
Gesto concreto: fraldas geriátricas

COMISSÃO EXECUTIVA
Presidentes de Honra: Pe. Reginaldo Almeida Moraes - Pároco
Pe. Mateus de Lima Leal - Vigário Paroquial
Pe. Dvanildo de Jesus Ribeiro – Vigário Paroquial
Coordenador: Luiz Carlos da Conceição
Juízas da Festa: Sras. Alzira Souza, Maria Lúcia Silva Barbosa, Marilene Dias de Sousa Borba.
Escrivão: Benedito Jorge de Carvalho
Preito de Gratidão: Senhoras, senhores e senhoritas integrantes da Comissão de Festas e Comunidade Maragogipana.
Sinceros agradecimentos a todo povo de Deus.

Lembrete: Convidamos a todos para missa oficial em Ação de Graças da Paróquia, pelos 30 anos de ordenação Sacerdotal do Pe. Mateus Leal que será no dia 17/12/2014 às 08:30h, na Matriz de São Bartolomeu, com presença de Dom Gilson Andrade da Silva.

Comentários