OPINIÃO: O 'emissário submarino' no Cai-já é uma agressão

Emissário submarino no Cai-já  - Foto de Carlos Gomes
Nada mais justo que recomeçarmos nossas postagens com esta temática que está agredindo o nosso meio ambiente, nossa inteligência e a nossa cultura social. Podem usar as desculpas que quiserem, podem dizer que dentre de alguns dias vão retirar estas tubulações, mas a agressão já foi feita. A ferida já foi aberta e não tem plástica nem máscara que retire mais essa página suja da nossa história. 

Emissário submarino no Cai-já  - Foto de Chiquinho de Maragogipe
O que falta no nosso município é realmente participação popular nas decisões públicas que deveriam ser muito mais democratizadas, mas aqui ainda impera o mandonisnoAliás, nesta terra de muitos caciques, cada um faz o que pensa e deseja e por este motivo, sem consenso social e democrático, o município de Maragogipe fica em uma desordem total, um caos que atinge a todos.

Se alguém pensa que este caso terminou esta redondamente enganado. Basta resgatarmos a história do nossa humanidade, assim como do nosso próprio município. Fico refletindo sobre tudo o que aconteceu e ainda está acontecendo nos bairros da Comissão e Baixinha. O quanto que aquela população sofreu e ainda sofre com todo aquele descaso que foi a implantação de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) que nada trata e com a instalação de um emissário submarino que quase acabou com a vida aquática daquela região.

Emissário submarino no Cai-já  - Foto de Chiquinho de Maragogipe
Atualmente, estão sendo construído diversas novas estações de tratamentos de esgotamento sanitário no município de Maragogipe com seus devidos emissários submarinos e vale ressaltar, tudo estará dentro das leis e terá apoio dos mais diversos órgãos públicos. TENHA CERTEZA DISSO!

Vale ressaltar que fiquei de trazer algumas informações sobre estes novos sistemas para informação do público leitor deste blog. Esta será mais uma dívida que precisarei pagar ainda este ano. Vamos atrás dessa informação e em breve, disponibilizaremos maiores informações.

Emissário submarino no Cai-já  - Foto de Chiquinho de Maragogipe
Mas, quando volto nossas atenções para estas fotografias, fico triste e indignado! Muito mais quando vejo que, durante os próximos dias (ou será meses? ou será anos?), a dúvida paira no ar do maragogipano perdeu mais um espaço social que ligava o homem ao seu meio.

Comentários