Opinião: Maragogipe está preparada para um novo período de secas?

O que o município de Maragogipe fez nestes últimos meses para combater este possível problema? Nada. Mas vale lembrar que com a natureza tudo é possível. De secas a enchentes, mas nós, que deveríamos nos prevenir, preferimos sentar e esperar, e com isso, estamos sujeitos a todo tipo de problema social advindo de um problema ambiental.

Maragogipe está preparada para um novo período de secas? 

Não. Essa resposta é simples e objetiva. Nós não estamos preparados para um novo período de seca, pois as pessoas estão esperando que governantes preparem seus planejamentos, organizem a sociedade, e coloquem em prática as ações planejadas, mas pelo visto, eles não sabem nem planejar. Todavia, tem uma coisinha que a grande maioria dos políticos sabem muito bem aproveitar nestes momentos trágicos: Eles usam a "indústria da seca" para ganho próprio. Dizem para o eleitor que foram eles que conseguiram a água, omitindo a verdade que é: Foram eles que não planejaram, não organizaram e não agiram nos momentos certos para prevenir e evitar danos maiores.

O que vejo é que as pessoas continuam sem buscam por soluções sustentáveis: como a implantação de um sistema de captação e aproveitamento da água das chuvas, nem tampouco buscam economizar água e energia.

Atualmente, quando assisto programas jornalísticos e vejo o sofrimento que a região sudeste está tendo com a seca e suas barragens, praticamente, vazias, lembro daquela Carta, divulgada sempre nas Feiras de Ciências e na Semana do Meio Ambiente em diversas escolas e penso: Talvez, a Carta de 2070 está mais perto do que muitas pessoas imaginam. 

Maragogipe necessita de planejamento sustentável. Tanto na cidade, quanto na zuna rural. Um exemplo seria a implantação desse sistema de cisternas com captação da água da chuva na zona rural. Assim como, espero que, um dia, o município de Maragogipe se torne uma cidade sustentável, mas para que isso venha a ocorrer a necessidade de planejamento e muita dedicação do gestor municipal.

Se a seca voltar neste ano de 2015, que Deus nos abençoe porque o negócio será sério. Agora, se a seca voltar no futuro, que estejamos preparados para enfrentá-la.


Veja o vídeo:

Comentários