VIDEO: Prefeita Vera afirma que "o comentário geral é que este é o melhor carnaval dos últimos dez anos”

No portal da SECULT/BA do Governo do Estado, em notícia intitulada "Carnaval da Cultura garante mais diversidade e democracia no carnaval de rua da Bahia", a prefeita Vera Lúcia afirmou que O comentário geral é que este é o melhor carnaval dos últimos dez anos”.

Fiquei sem palavras.

Segue nota do Governo do Estado no quesito OUTROS CARNAVAIS.

O Carnaval de Maragogipe, que integra o projeto Outros Carnavais, da SecultBA, tem mais de 180 anos. Na cidade com cerca de 40 mil habitantes, localizada a 140 quilômetros da capital baiana, é preservada e renovada a cada ano a tradição dos mascarados, que se esbaldaram durante o Carnaval da Cultura 2015. Iniciada no sábado (14.02) e finalizada na terça-feira (17.02), a festa reúne cerca de 80 mil pessoas. Além da programação com shows com mais de 36 atrações, reunindo mais de cem artistas, como Mariene de Castro, Bailinho de Quinta, Marcia Freire, Jau, Jota Velloso e Jorge Zarath, o destaque foi o disputado concurso dos mascarados, que envolveu este ano 90 inscritos, com idades variando de 2 a 60 anos, com suas fantasias e máscaras de diversos materiais, concorrendo a troféus em seis categorias.

O secretário de Cultura Jorge Portugal acompanhou as disputas dos mascarados na segunda-feira, 16 de fevereiro. “Se a gente fala em diversidade, você não pode esquecer dos carnavais do passado que estão aí. Existe todo um repertório que ainda é cantado e recantado em muitos carnavais de destaque do Brasil, como no Rio de Janeiro e em São Paulo. E Maragogipe, uma cidade do recôncavo da Bahia, que mantém, há quase 200 anos, o carnaval daquele jeito. Claro que há novos ingredientes, mas a cidade mantém uma memória estética”, avaliou o gestor.

O comentário geral é que este é o melhor carnaval dos últimos dez anos”, relata a prefeita Vera Lúcia Santos, destacando que o governo do estado apoia 70% dos recursos necessários para a realização do evento. O carnaval dos mascarados em Maragogipe é Patrimônio imaterial do estado desde 2009.

Veja o vídeo:

Fonte: Secult / Bahia

Comentários