Tudo pronto para o Grito de Carnaval de Maragogipe 2015


Neste dia 08 de fevereiro, acontecerá o ‘Grito de Carnaval’ em Maragogipe. A programação começa às 14 horas e terá a exibição de charangas, mascarados e foliões fantasiados pelas ruas da cidade.

Também serão promovidos os concursos para rei Momo, rainhas e marchinhas compostas para a ocasião. Qualquer cidadão pode participar compondo marchinhas que serão avaliados pela métrica, harmonia, melodia, rítmica e poesia. No final da tarde, acontecerá o Show "Maragogipe Canta Seus Filhos"

HISTÓRIA E SALVAGUARDA
O IPAC foi responsável pelo estudo que permitiu o decreto tornando o Carnaval de Maragogipe um Patrimônio Imaterial da Bahia, em 2009. “Trabalhamos por dois anos publicando livro ilustrado – download site www.ipac.ba.gov.br – e vídeo-documentário em DVD, como forma de salvaguardar a memória e difundir este bem intangível que é o carnaval”, informou o diretor do IPAC.

A festa de Maragogipe é considerada singular por manter vestígios de carnavais do final do século XIX e início do XX, com participação popular de mascarados e foliões fantasiados. Algumas fantasias remetem às alegorias venezianas (Itália) que tem máscaras brancas, roupa de seda negra e chapéu de três pontas, e aos personagens da Commedia dell'Arte (século XVIII), como Arlequim, Colombina, Pantalone e Pierrot.

Comentários