A Caminhada (Por Danilo Medina)

Por Danilo Medina


A Caminhada

Começo escrevendo que (O Roteiro) ao qual me referi não é uma invenção da política maragojipana tão pouco uma exclusividade da nossa cidade é um modelo de fazer política que, infelizmente, está amplamente difundido e enraizado Brasil a fora e não vejo solução enquanto o eleitor continuar votando nesses candidatos, (referendando/aceitando), esse roteiro.

A curto prazo só nos resta criticar e tentar desnudar esses métodos, pois muitos eleitores seguem esse "fluxo" sem se quer perceber que está fazendo parte de uma engrenagem muito maior onde ele “eleitor” é apenas um coadjuvante secundário, seja negociando seu voto por todo tipo de barganha, seja seguindo falsas “lideranças” que venderam a si próprio à aqueles ao qual seguem cegamente.

A médio prazo iremos todos aprendendo com erros e acertos de eleições em eleições, muitos vão as urnas votar no “candidato(a) que vai ganhar” sem se quer analisar as propostas e as ideias que o candidato(a) tem para Cidade, seja pra não “perder o voto” ou não ser chamado de “Jacu”. A meu ver ainda somos uma democracia jovem e em fase de amadurecimento e perde o voto aquele que o desperdiça em candidatos(as) despreparados(as) e descompromissados(as) com a coisa publica.

A longo prazo acredito na força da transformação pela EDUCAÇÃO, a história é rica em exemplos de Estados/Nações onde se investiu de forma séria, continuada e por um longo período, (décadas), em educação, todos esses Estados/Nações vivenciaram transformações drásticas em todos os índices socioeconômicos, culturais, ambientais, nas Instituições de todas as Esferas do Estado e na forma de representação Política.

Encerro fazendo duas citações, um proverbio chinês “Uma longa viagem começa com um único passo” e Dom Hélder Câmara “É graça divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada certa. Mas graça das graças é não desistir nunca”.

Comentários