Carta do Leitor: Questões sobre o atual momento da industria naval

Por Luiz Augusto

Enseada Indústria Naval
A retomada dos rumos da construção naval brasileira passa por construções e reformas de estaleiros localizados estrategicamente pontuais em determinadas áreas do país, o que faz-se gerar uma gama de atividades nas execuções das tarefas, por consequência atraindo mão de obra local e de outras localidades. 

Quanto a construção do estaleiro Enseada Industria Naval, um marco em nossa região. É tamanha sua importância a nível nacional e o que este empreendimento significa para a o recôncavo e início do baixo sul e toda a Bahia. 

De modo que o atual momento é deveras preocupante e incomoda a todos nós, nativos, baianos e brasileiros: o que está acontecendo? Por quê paralisar um empreendimento de alto investimento com altíssimo índice de retorno futuro já projetado em todos os níveis na área petroleira? O quê realmente leva ou está levando este mega projeto a não dar continuidade às suas atividades? Enfim o que nós simples nativos e brasileiros precisamos saber e o que existe por detrás de tudo isso? 

A corrupção, o suborno são vírus latejantes e implacáveis na conjuntura, o enriquecimento ilícito a falta de compromisso com a classe trabalhadora do meu país, emfim a falta de vergonha de alguns. O que vemos no atual momento, o desemprego, trabalhadores capacitados treinados em outros países desempregados, sem rumo, engenheiros, supervisores, técnicos, mecânicos, montadores, encanadores, soldadores, almoxarifes, motoristas, eletricistas, ajudantes, operadores, pessoal administrativo, todos enfim dedicados profissionais da área naval ficaram a "Ver Navios".

Luiz Augusto
Ex-colaborador do Estaleiro Enseada Naval

Comentários