Semana Santa: Francisco celebra lava-pés de Quinta-feira Santa em prisão de Roma


Cidade do Vaticano, 02 abr 2015 (Ecclesia) – O Papa vai presidir hoje à celebração da tarde de Quinta-feira Santa, com o rito do lava-pés, no complexo da prisão romana de Rebibbia.

A cerimónia vai ter início pelas 17h30 locais (menos uma em Lisboa), adianta o Serviço de Informação do Vaticano, e o Papa vai lavar os pés a alguns detidos e a detidas de uma prisão feminina vizinha.

A celebração vai ter a participação de 300 reclusos, 150 homens e 150 mulheres, algumas das quais acompanhadas pelos seus filhos (bebés e crianças até aos três anos de idade).

Em 2014, Francisco celebrou a Missa de Quinta-feira Santa num centro de reabilitação para pessoas com deficiência e idosos, em Roma, e em 2013 numa prisão juvenil.

A 20 de dezembro do último ano, o Papa enviou o esmoler pontifício à prisão de Rebibbia, para a celebração de uma Missa, na qual ofereceu como presente de Natal para os reclusos um pequeno livro de orações.

Segundo dados da Rádio Vaticano, o estabelecimento prisional em Roma contava em finais de 2014 com cerca de 2500 presos, 2100 homens e 350 mulheres, acompanhados de 20 filhos menores de 3 anos e o serviço pastoral é assegurado por seis capelães, coadjuvados por 150 voluntários.

O Papa emérito Bento XVI visitou esta prisão em dezembro de 2011.

Fonte: Agência Ecclesia - RV/CB/OC

Comentários