Japão oferece cursos para jovens brasileiros com todas as despesas pagas


O Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia do Japão está com inscrições abertas para jovens brasileiros que queiram concorrer às bolsas de estudo para cursos profissionalizantes no país, com todas as despesas pagas.

O programa tem duração de três anos, de abril de 2016 a março de 2019. No primeiro ano, o bolsista fará curso preparatório e de aprendizado de língua japonesa e, nos últimos dois, ele terá aulas na escola profissionalizante. O objetivo é o aprendizado de técnicas e conhecimentos necessários para a vida profissional.

As bolsas são destinadas a jovens brasileiros de 17 a 21 anos que tenham concluído o Ensino Médio até dezembro de 2014. Também é preciso fluência em inglês ou japonês e bom histórico escolar.

As áreas de estudo oferecidas no programa são Tecnologia, Nutrição, Educação e Assistência Social, Negócios, Moda, Economia Doméstica e Cultura, entre outras. O Japão concederá bolsa no valor de 117 mil ienes mensais (cerca de R$ 3 mil), passagens de ida e volta e isenção de taxas escolares.

Inscrição e seleção

Os interessados podem se candidatar até o dia 30 deste mês pela internet, ou até o dia 24, se for pelo Correio. É preciso preencher uma ficha de inscrição, mandar duas fotos 3×4, cópia simples do RG, cópias do histórico escolar, carta de recomendação e redação em português manuscrita. Confira todos os requisitos e se inscrever.

O processo seletivo conta com exames de língua e matérias específicas e entrevistas.

Comentários