Maragogipe: Propostas são aprovadas durante III Conferência Municipal de Saúde


Nesta terça-feira, dia 28 de julho, aconteceu a III Conferência Municipal de Saúde de Maragogipe, realizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e pelo Conselho Municipal de Saúde do município. O evento foi marcado por palestras, debates e propostas, além da prestação de contas das ações realizadas.

Realizada no prédio da Filarmônica Dois de Julho e reuniu profissionais da saúde, usuários do sistema, entidades representativas como sindicatos, associações e toda a comunidade em prol da melhoria das condições de saúde do município.

O objetivo da Conferência é avaliar a situação da saúde, propor condições de acesso, acolhimento, definir diretrizes e prioridades para as políticas de saúde e desenvolvimento do controle social.

Durante a tarde o encontro levantou discussões acerca da melhoria do serviço de atenção básica e do atendimento médico no município, algumas propostas foram aprovadas e devem ser apresentadas ao Ministério da Saúde e ao Governo Municipal.

Entre as propostas aprovadas estão:
  • A revisão da política nacional do cartão do SUS, que tem como objetivo garantir a qualidade e eficácia do atendimento.
  • Criação da Ouvidoria Municipal da Saúde do município e transparência no gerenciamento do atendimento aos pacientes, visando analisar o atendimento e a gravidade do quadro em que eles se encontram.
  • Criação do Plano de Carreira para profissionais da Atenção Básica e do Dia Municipal do Estudo para Profissionais de Saúde.
  • Construção de um hospital maternidade.
  • Retenção de uma via da receita na farmácia popular. O objetivo é obter maior controle na distribuição dos medicamentos.
  • Os agentes de atenção básica também se reuniram para levantar propostas de melhorias para o funcionamento do SUS, entre as propostas aprovadas está a transparência nos repasses e utilização das verbas do Serviço Único de Saúde. 

Fonte: Ascom / Maragogipe

Comentários