12 de outubro: Dia de Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças


O 12 de outubro é feriado porque neste dia, em 1717, a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada por pescadores que lançaram seus barcos no Rio Paraíba com a intenção de oferecerem peixes ao conde de Assumar. Os pescadores Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso rezaram para a Virgem Maria e pediram a ajuda de Deus. Após várias tentativas infrutíferas, encontraram a imagem da Virgem Aparecida. A partir daquele momento, os três pescadores apanharam tantos peixes que se viram forçados a retornar ao porto, uma vez que o volume da pesca ameaçava afundar as embarcações. Esta foi a primeira intercessão atribuída à santa. Desde 1980 a data é feriado nacional. 

O dia 12 de outubro também se comemora o Dia das Crianças que foi criado na década de 1920 pelo deputado federal Galdino do Valle Filho. Os deputados aprovaram e 12 de outubro foi oficializado como Dia das Crianças pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924. Mas somente em 1960 a data tornou-se importante por uma série de ações de marketing de empresas de brinquedos.

Ou seja, este dia é duplamente especial. Duplamente comemorado. Duplamente festivo. Duplamente abençoado. Por ser tão festivo, é um feriadão aqui no Brasil. Temos o Dia das Crianças e Dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil.

Mas vale lembrar que muitas crianças até hoje sofrem e nós precisamos fazer a nossa parte para o o futuro destas crianças seja muito mais rico e cheio de esperanças.

Fonte: Vida e Estilo Terra e Wikipedia

Comentários