Liguem os Motores: Avaliação das pré-candidaturas de Maragogipe (Por Danilo Medina)

Por Danilo Medina

Nossa Cidade, como muitas outras, já começou a comentar política e as eleições de 2016 e não poderia iniciar essa coluna escrevendo sobre outro assunto que não esse, a corrida eleitoral. Vou fazer uma avaliação das pré-candidaturas, no momento presente, lembro que o cenário municipal está mudando tanto quanto maré, horas vai para um lado horas para o outro. Por ordem alfabética os nomes que de certa forma já se colocaram se esqueci alguém desde já peço desculpas.

Ataliba, ex-prefeito esteve por 8 anos à frente do nosso município, muito carismático dom de liderança nata, tenho profundo apreço pessoal por ele, Silvio como gosto de chamar, precisa começar explicando por que e pra que quer mais 4 anos, o que fará que não fez e por que não fez nos seus 8 anos como Prefeito, apenas dizer que Maragogipe vai voltar a sorrir não basta. É preciso fazer uma autocritica justificar seus erros, erros que inclusive levaram a eleição da atual Prefeita, se erros não houvessem ela não teria sido eleita. Não bastasse isso tem outros assuntos sem explicação ainda mais indigestos, as contas de 2011 e a denúncia de uso indevido do PETI para pagamento de Folha, como amigo espero que consiga explicar e se mantenha competitivo. Estive envolvido diretamente na campanha de 2004 com meu avô que na ocasião foi vice de Gabriel, senti na pele a dificuldade de passar uma campanha inteira tentando em vão justificar que a chapa estava ok na justiça. A medida que a eleição se aproxima e as dúvidas persistem ficam as interrogações, se vão os votos.

Digal, pra mim era até pouco tempo o candidato mais capaz de crescer, agregar em torno de si as forças de oposição e vencer a eleição vindoura. Não há máculas de gestões passadas, profissional incontestável, candidato na eleição passada com 10 mil votos, ainda que tenha saído derrotado e que esses votos tenham sido obtidos com apoio da então gestão Ataliba. Uma série de pequenos erros cometidos por ele e integrantes do seu grupo estão pondo em risco essa capacidade de unificar a oposição e pavimentar o caminho pra vitória. Começaram uma pré-campanha em ritmo acelerado, em clima de já ganhou numa postura que os outros teriam que se subjugar aos seus pés, seduziram e tomaram pré-candidatos a vereador de partidos aliados, atacaram e atacam os pré-candidatos de oposição mais que a Prefeita, desse jeito deixou aliados e possíveis aliados com um pé atrás a se perguntar, se nem bem ganhou já está assim, imagine se ganhar? Mas o pior é a alcunha, injusta diga-se a verdade, que está colando em sua imagem “candidato de Elite”, tenho andado e conversado com as pessoas e tenho ouvido muito isso. Se “pegar” um abraço e até uma nova tentativa em 2020.

Gabriel, a alguns meses atrás se alguém me perguntasse diria que talvez tivesse 2 mil ou no máximo 3 mil votos, política é mesmo uma caixinha de surpresas. Foi afastado quando foi Prefeito, por motivo bobo é verdade, admitiu em plena rede de TV num programa de audiência relevante que cometeu delito contra instituição privada na qual trabalhava, ficou devendo funcionários, tem fama de ter trato difícil com as pessoas e ainda assim de forma surpreendente tenho ouvido muitos afirmarem voto nele, aqui em Coqueiros chega a ser ruas praticamente inteiras! Não posso afirmar com certeza como está em outros distritos e na sede mas tenho relatos que está começando a crescer em São Roque, onde foi hostilizado em 2004, tem respaldo na zona rural, o que mais ouço dos que dizem votar nele é que foi ele quem colocou ordem e arrumou Prefeitura. É hoje um candidato em crescimento, se vai conseguir manter essa curva crescente é uma dúvida que só o tempo dirá.

Juarez Guerreiro, o homem do beijos no coração, ilustre torcedor do Bahia, precisa demonstrar que dessa vez é candidato pra valer, mesmo não tendo histórico eleitoral equivalente ao dos três já citados foi candidato a vereador bem votado nas últimas eleições, tem forte presença na Rádio Sociedade, onde faz críticas constantes a atual Prefeita, e nas Redes Sociais, conta com apoio do Presidente da Colônia Fredson Marques, o Preto da Colônia. Carismático tem boas chances de crescer, no momento corre por fora.

Luís Alberto, foi Deputado Federal dos mais votados em Maragogipe não conseguiu se eleger dessa vez, sem sombra de dúvidas foi o Deputado que mais recursos trouxe para o município através de emendas, uma grande perda no Congresso para Maragogipe, as críticas de que lhe falta carisma são constantes e não vejo seu nome citado como opção de voto de forma consistente é apenas vagamente lembrado como candidato a Prefeito. Precisa enfrentar uma pedreira dentro do próprio partido que é Ataliba, político muito mais carismático e afável, particularmente acredito que ele está fazendo cena pra desviar o foco de Ataliba e tentar levar o PT a apoiar Digal. Ser candidato a Prefeito de Maragojipe não pode ser prêmio de consolação pra quem não conseguiu se reeleger Deputado.

Vera, conseguiu poucas melhorias inegáveis na saúde e só! Nas demais áreas faz uma gestão sofrível, escreveria páginas de críticas aqui, quem está vivo está vendo... Contudo num cenário de forte divisão da oposição pode acabar se reelegendo, a seu favor contam também a sua mudança para um partido da base do Governador Rui Costa que pode impor um arranjo dos partidos de sua base em apoio à candidatura dela e uso da “máquina”, sobretudo, num ano de crise econômica que pode deixar os eleitores mais suscetíveis a barganhas eleitorais.

Zevaldo, verdadeiro sangue novo na “parada”, professor respeitado, blogueiro conceituado, jovem com determinação pra fazer a diferença num atual quadropolítico deteriorado, acho que se precipitou na filiação esperava sua migração para o Rede Sustentabilidade, partido novo com novas ideias, métodos que tem mais a ver com ele e que lhe daria independência certa pra ser candidato, minha avaliação. Ainda é pouco conhecido vai precisar ter muita determinação e ralar muito pra ser conhecido no município todo. Não conta com uma grande estrutura de pré-campanha também, desconfio da real intenção do seu partido, às vezes me parece que uma vice é o verdadeiro alvo. Torço por estar errado pois seria uma grande perda não ter essa opção.

Por hora é isso aí, com passar do tempo alguns pré-candidatos vão ficando pelo caminho outros surgirão ou não... Espero que tenham gostado, num outro momento voltarei a comentar o assunto, semana que vem estarei escrevendo sobre outro tema.

Danilo Medina
danilomedinasd77@gmail.com

Comentários