Inaugurado Sistema de Esgotamento Sanitário em Maragogipe


Os moradores do município de Maragogipe e dos distritos de Nagé, Coqueiros e São Roque do Paraguaçu, no Recôncavo baiano, receberam oficialmente, na manhã desta quinta-feira, 19 de novembro, a ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário, que atende mais de sete mil habitantes da região. A inauguração foi realizada pelo vice-governador do estado e secretário de Planejamento, João Leão, acompanhado de secretários, deputados e representantes da administração municipal. Durante a visita, o vice-governador ainda entregou aos moradores da cidade a Academia da Saúde, no bairro de Cabaceiras, e uma quadra poliesportiva.

Todas as inaugurações melhoram a qualidade de vida dos baianos e levam mais saúde para o interior do estado, ampliando as ligações domiciliares e criando espaços para prática esportiva e lazer. "Estamos atentos à situação do povo de Maragogipe e de toda a região, trazendo o avanço pro interior e não vai parar por aí. Estamos negociando mais melhorias como as estradas aqui do Recôncavo. Essas obras de hoje são uma parceria forte entre os governos federal, estadual e municipal e assim vamos continuar caminhando", destacou João Leão.

Somente para a ampliação do esgotamento sanitário foram investidos mais de R$ 23 milhões, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e com parte de recursos próprios da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), para ampliar a cobertura de atendimento e chegar a 79% da população da sede e novas localidades do município, que antes não eram contempladas. Para isso, foram realizados serviços e construções de redes coletoras, estação elevatória, estação de tratamento, além de 424 novas ligações em residências, entre outras estruturas novas.

Segundo o secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto, o sistema de esgotamento e outras estruturas inauguradas no estado estão levando qualidade de vida para o interior da Bahia. "Estamos levando saneamento básico, saúde e também trabalho, que foi coordenado pela Embasa. Esse empreendimento tem reflexo direto na vida da população e nossos esforços são para levar saneamento para a Bahia toda, e é para esse objetivo especial que essa Secretaria foi criada", falou o secretário.

Inaugurações
Pouco antes de descerrar a placa da inauguração do sistema de esgotamento sanitário, o vice-governador João Leão participou da abertura oficial da Academia da Saúde, no bairro de Cabaceiras, em Maragogipe. No espaço, cerca de 800 idosos aguardavam ansiosos pelas primeiras aulas que já aconteceram nesta quinta (19). Para a aposentada Neuza dos Santos Moreira, o espaço é local para trazer mais vida à população da terceira idade da cidade. "Eu tenho 62 anos e fazendo atividade física me sinto como se tivesse 15, 20 anos. Sou mais jovem e a academia é lugar que faz eu me sentir mais viva, rejuvenesce".

A Academia de Saúde é um projeto do Ministério da Saúde que, desde 2011, vem promovendo a implantação e implementação em municípios brasileiros. Os locais são espaços com equipamentos, estrutura e profissionais qualificados, para promover a saúde e práticas de vida saudáveis da população.

Ainda em sua passagem por Maragogipe, o vice-governador participou da inauguração da Quadra Poliesportiva José Antônio de Jesus Brito. Na estrutura, estudantes praticantes de diversos esportes como futebol, capoeira, basquete, boxe, além de fanfarras escolares, aguardavam João Leão e sua comitiva. Para o pequeno karateca, Tony Fernandes, de 12 anos, o equipamento é um incentivo para os treinos. "Quero aproveitar para treinar ainda mais, Maragogipe antes não tinha uma quadra como essa", explicou.

Repórter: Anna Larissa Falcão

Comentários