A TARDE entrega prêmio 'Jovem Jornalista' para estudante Gabriela Tomita

Gabriela Akiko Paranhos Tomita, 12 anos, aluna do 7º ano da Escola Municipalizada Luis Eduardo Magalhães, foi premiada em 3º lugar na categoria Videorreportagem, no concurso Jovem Jornalista realizado pelo Jornal A TARDE Educação. A cerimônia de premiação aconteceu na tarde desta sexta-feira, dia 11 de dezembro, no Museu de Artes da Bahia, em Salvador.

Assista o vídeorreportagem em que a aluna Gabriela Tomita entrevistou a colega Ivana e teve como tema, o Trabalho Infantil. O vídeo foi orientado pelo professor Alexnilton Sousa.


Artigos, reportagens, tirinhas e videorreportagens foram as modalidades utilizadas por alunos de escolas públicas e privadas de vários municípios baianos para contar "histórias de vida" no concurso Jovem Jornalista, realizado pelo grupo A TARDE por meio do Programa A TARDE Educação.

A cerimônia de entrega do prêmio, na sexta-feira, 11, no Museu de Arte da Bahia, no Corredor da Vitória, contemplou 24 estudantes com Ipads, tablets e vale-livros - a depender da colocação. Os respectivos professores receberam vouchers para um fim de semana com acompanhante no Catussaba Resort Hotel.

Na abertura, a diretora de Redação do jornal A TARDE, Mariana Carneiro, ressaltou o compromisso da instituição com a educação. "É uma enorme felicidade para o grupo A TARDE realizar a entrega deste prêmio. Está no DNA da empresa incentivar a educação e sua relação com a comunicação", disse.

Para o secretário de Educação de Maragogipe, Adilton Roque Ferreira, a atividade possibilitou mostrar o potencial das escolas públicas. "Esse prêmio mostra que estamos no caminho certo, desmistificando que os alunos das escolas públicas não podem brilhar. É um grande incentivo para eles e para nós, gestores da educação", afirmou.

Primeiro lugar na categoria Artigo de Opinião, a aluna Carina Pimentel, do Sesi Piatã, ressaltou a importância de participar do concurso promovido por uma empresa de comunicação como o grupo A TARDE.

"Não é só ganhar o primeiro lugar, é ser premiada por uma empresa reconhecida. É o primeiro concurso de que participo e me despertou um novo olhar para a área de comunicação, que é tão ampla", contou.

Para Joelice Braga, coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação de Salvador (Smed), a iniciativa ajuda a fortalecer a autoestima dos estudantes.

"Os resultados são uma grande vitória para todos os alunos e para a educação no nosso município. O Jovem Jornalista serve para que vejamos a aplicação dos saberes obtidos dentro da sala de aula e fora dela. Entregar esse prêmio é dizer para os alunos que eles são capazes, é valorizá-los", ressaltou.

A cerimônia homenageou as melhores articuladoras do A TARDE Educação em 2015: Sandra Passos (Santo Estevão), Noélia Pacheco (Barra do Mendes) e Maria Karmen Silva (Paulo Afonso). De acordo com Georgia Oliveira, coordenadora do programa, elas são fundamentais para o desenvolvimento das atividades.

Também participaram do evento - apresentado pelo jornalista Jeferson Beltrão -, o prefeito de Catu, Geranilson Requião; a secretária de Educação daquele município, Ana Teixeira; a gerente de educação do Sesi Bahia, Cléssia Lobo; o secretário de Educação de Maragogipe, Roque Ferreira; Barbara Adjane Costa, do Colégio Vitória Régia; o gerente de mercado leitor de A TARDE, Luiz Bernardes; e Marta Tatiane, representante da Secretaria de Educação do Estado, entre outros.

Estudantes premiados
Artigo de Opinião
Carina Santana Pimentel, Ana Clara Silveira do Carmo, Victor Fernandes Andrade, Joyce Melo Matos, Matheus Kawan dos Santos e Bruno Santos Silva

Tirinhas
Pedro Henrique Costa Lisboa, Cláudio Barreto da Silva, Yasmin Silva Gonzaga, Richard de Jesus Xavier, Yure Rodrigues de Souza e Manuela Martins de Brito

Videorreportagem
Jonatas Nascimento Pereira, Patrícia dos Santos Gomes, Gabriela Akiko Paranhos Tomita, Denilson de Souza Santis, Alessandra Nascimento Souza e Laryssa Santos de Gouveia

Reportagem Escrita
Andressa Ferreira Lopes, Beatriz de Almeida Santos, Tainá Velyn da Silva Santos, Brenda de Britto Sales, Girlana Santos Andrade e Ingrid Correia dos Santos
Fonte: A TARDE

Comentários