De olho no futuro, jovens de Enseada do Paraguaçu concluem cursos de capacitação


Com a sensação de dever cumprido, 76 jovens de Enseada do Paraguaçu receberam os certificados dos cursos de informática e redação nesta quarta-feira, dia 9 de dezembro, no Centro de Referência da Enseada Indústria Naval. Após quase dois meses de aula, eles apresentaram o trabalho de conclusão e mostraram que o conteúdo visto foi absorvido. As apresentações, feitas em Power Point, abordaram temas presentes no dia a dia de cada um deles, como defeso, poluição de manguezal, caça predatória, consumo consciente de água e consequências do desmatamento.

Jackson de Jesus, morador de Enseada do Paraguaçu, agradeceu pela chance de ter feito o curso e mandou um recado para os ex-colegas. “Quem não concluiu, perdeu uma grande oportunidade. Estou muito feliz hoje porque sei que quanto mais conhecimento nós adquirimos, mais chances teremos de ser alguém na vida e melhorar nosso currículo. Em nome da minha comunidade eu agradeço pelo dia de hoje”, disse emocionado.

De acordo com Karla Barreto, bióloga da Enseada e instrutora do curso de redação, durante as aulas foi possível discutir temas novos e assuntos que, segundo ela, os alunos não têm o costume de conversar. “Trabalhamos temas como meio ambiente e demos noções de português e redação. Houve uma dedicação muito grande por parte deles, que demonstravam sempre vontade em aprender coisas novas. Foi um trabalho para o nível iniciante, mas que valeu muito a pena. Não só pelo conhecimento, mas também pela contribuição na formação de cidadãos”, afirmou a integrante.

Nos dias 16 e 17 de novembro aconteceram as primeiras entregas de certificados. Trinta alunos concluíram o curso de Orientação Profissional e Empreendedorismo, ministrado por Morgana Andrade, analista de Responsabilidade Social da Enseada. Essa ação é parte do Programa de Educação para Comunidades (PEAC), que atende às condicionantes das licenças de Implantação e Operação do empreendimento.

Fonte: Navegando Juntos

Comentários