Governo abre 11 mil vagas para cursos técnicos. Inscrições começam nesta segunda (21)


O Governo abre 11.004 vagas em cursos técnicos gratuitos na Bahia a partir desta segunda-feira (21). O sorteio eletrônico vai disponibilizar vagas para cursos de nível médio espalhados por 62 cidades baianas. Segundo a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), o período de inscrições termina no dia 5 de janeiro e o sorteio será realizado no dia 13 do mesmo mês.

Os cursos ofertadas são de: Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática, Técnico em Administração, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Logística, Técnico em Agropecuária, Técnico em Edificações, Técnico em Análises Clínicas, Técnico em Nutrição e Dietética, Técnico em Comércio, Técnico em Saúde Bucal, Técnico em Secretariado, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Desenho de Construção Cívil, Técnico em Contabilidade, Técnico em Agroecologia, Técnico em Rede de Computadores, Técnico em Conservação e Restauro, Técnico em Regência, Técnico em Canto, Técnico em Instrumento Musical, Técnico em Química, Técnico em Gastronomia, Técnico em Alimentos, Técnico em Turismo, Turismo, Hospitalidade e Lazer, Produção Cultural e Design, Gestão e Negócios, Turismo, Hospitalidade e Lazer e Segurança no Trabalho – entre outros.

No site é possível ver todas as vagas disponíveis e realizar a inscrição – sendo que o candidato já precisará escolher o curso, turno, município e em qual Centro de Educação Profissional quer estudar.

Há vagas em Irecê, Barra, Ibotirama, Ibotirama, Morro do Chapéu, Wagner, Seabra, Santaluz, São Domingos, Valente, Serrinha, Ilhéus, Maraú, Itabuna, Gandu, Valença, Teixeira de Freitas, Itororó, Jaguaquara, Amargosa, Juazeiro, Uauá, Barreiras, Barreiras, Formosa do Rio Preto, Macaúbas, Boquira, Caturama, Ibipitanga, Paramirim, Brumado, Caetité, Caculé, Guanambi, Mundo Novo, Itaberaba, Ipirá, Riachão do Jacuípe, Capim Grosso, Jacobina, Jeremoabo, Ribeira do Pombal, Alagoinhas, Catu, Feira de Santana, Irará, Vitória da Conquista, Santo Antonio de Jesus, Santo Amaro, Cruz das Almas, Maragogipe, Ipiaú, Jequié, Santa Maria da Vitória, Paulo Afonso, Jaguarari, Andorinha, Camaçari, Lauro de Freitas, Salvador, Simões Filho, Vera Cruz e Eunápolis.

Além do sorteio, é possível ingressar por meio do rendimento escolar, no qual o candidato também insere sua média de notas no último ano do ensino médio ou pontuação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Metade das vagas será reservada para cada opção de acesso. As inscrições, assim como a quantidade de vagas disponíveis, poderão ser realizadas e vistas, respectivamente, no site www.educação.ba.gov.br.

Os inscritos precisam estar residentes no estado, além de ter cursado o ensino médio gratuitamente, seja na rede pública, em instituições filantrópicas, ou com bolsa integral em escolas particulares.

Comentários