Governo do Estado apoia Projeto Concertos Didáticos – A música Afrobarroca em São Félix e Maragogipe


A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) participou na última quinta-feira, no dia 03 de dezembro, nos municípios de São Félix e Maragogipe, do encerramento do projeto Concertos Didáticos – A música Afrobarroca. A iniciativa resulta de parceria do Grupo Transcendental e a Filarmônica União Sanfelixta, com o apoio da pasta por meio do edital Agosto da Igualdade.

Aproximadamente 3,5 mil estudantes do ensino fundamental das redes pública e particular de ensino foram contemplados com aulas-show sobre as diversas possibilidades da criação musical, envolvendo ainda escolas, ginásios e centros culturais das cidades de Cachoeira, Santo Amaro, Amargosa e Muritiba.

“O projeto disseminou a história da formação do povo brasileiro, bem como a luta pela liberdade e contra o racismo, tendo a música como instrumento de manutenção e disseminação da cultura negra, trazendo para as crianças a memória dos seus antepassados”, explicou Ana Placidino, que representou a Sepromi na última atividade.

Os participantes também receberam uma flauta e um agogô, símbolos do afro barroco, e um convite a continuar a ecoar os sons da cultura e resistência negra.

Fonte: SEPROMI/Governo da Bahia

Comentários