Operação Verão reforça segurança da capital e interior do estado


Reunidos na orla da Pituba, no Jardim dos Namorados, em Salvador, policiais e bombeiros militares lançaram oficialmente, nesta sexta-feira (18), a Operação Verão, que desde o dia 31 de outubro já policia ostensivamente a orla de Salvador. Agora, a ação vai a reforçar a patrulha em outros pontos da capital baiana e também de mais de 20 municípios no interior do estado. O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública (SSP), disponibilizou um efetivo de aproximadamente 20 mil policiais militares e dois mil bombeiros, atuando na terra, no céu e no mar. Tudo para garantir a tranquilidade de baianos e visitantes.

A operação deste ano conta com a estreia do Batalhão Especializado de Polícia Turística (Beptur), que já possui um efetivo de 282 agentes capacitados para trabalhar na segurança de áreas turísticas, além do receptivo aos baianos e visitantes. A Operação Verão segue até depois do Carnaval e contempla pontos turísticos, orla marítima, grandes eventos e o calendário de Festas Populares da Bahia.

Segundo o secretário Maurício Teles Barbosa, a missão é melhorar a prestação do serviço para a população, com um investimento do Governo do Estado de R$ 4 milhões. “Temos equipamentos novos e o grande auxílio do Batalhão Turístico, treinados com dedicação exclusiva para essa atividade. Nosso objetivo é fazer com que os próprios baianos ocupem os espaços do nosso estado, sintam-se seguros e possam aproveitar as festas e as opções que o verão oferece na Bahia”.

De acordo com o comandante-geral da PM, coronel Anselmo Brandão, cavalaria, viaturas, helicópteros, motos aquáticas e botes serão utilizados para garantir uma abrangência ainda maior das ações de segurança pública no estado. “Na região do litoral norte, por exemplo, teremos um apoio maior, com mais uma aeronave do Grupamento Aéreo (Graer). Além disso, contamos com a parceria das polícia rodoviárias estadual e federal para aumentar o número de barreiras no acesso a áreas turísticas. A Operação Verão é uma iniciativa articulada com diversos setores da sociedade”.

Esta também é a primeira vez que o Corpo de Bombeiros participa da operação depois da emancipação da Polícia Militar, no início do ano. A corporação atua no apoio à PM, com ações específicas no atendimento a banhistas e na proteção do turismo ecológico na Chapada Diamantina, na Costa do Descobrimento e na capital. “Reforçamos muito o Grupamento Aquático para ocorrências típicas de verão. Além disso, estamos reforçando os postos de trabalho e frentes nas quais atuamos”, disse o comandante do CBM, coronel Francisco Telles.

Fotos: Mateus Pereira/GOVBA
Fonte: Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Comentários