Centro Tecnológico inaugurado no Recôncavo amplia perspectivas de pescadores e marisqueiras

Aulas teóricas para o aprimoramento da atividade pesqueira e ampliação da produtividade, além de aulas práticas que ensinarão a beneficiar subprodutos da pesca para fins comerciais. Estas são algumas das ações que serão realizadas no Centro Vocacional Tecnológico Territorial (CVTT), inaugurado pelo governador Rui Costa nesta sexta-feira (15), no distrito de Acupe, na zona rural de Santo Amaro, no recôncavo baiano.


"A entrega deste centro vai melhorar a vida das pessoas cada vez mais, através de treinamentos e capacitações não apenas para quem vive da pesca em Santo Amaro, mas em toda a Bahia. Este lugar, com essa estrutura, tem potencial para ser o maior centro tecnológico e de pesquisa do país", disse Rui. Com investimentos de R$ 7,5 milhões, o CVTT funciona na fazenda Oruabo, unidade da Bahia Pesca que já abriga laboratórios de piscicultura marinha, camarão e caranguejo.


Na ocasião ainda foi lançado um edital do programa Bahia Produtiva para a seleção de projetos de apoio à pesca e aquicultura. Com investimentos previstos da ordem de R$ 20 milhões, serão firmados convênios para fortalecer atividades empreendedoras de economia solidária nos 27 territórios de identidade da Bahia. Além disso, foram entregues mil declarações de aptidão ao Pronaf (DAP), que comprovam o enquadramento de pescadores, aquicultores e marisqueiras na categoria de pequenos produtores. O documento viabiliza o acesso destes trabalhadores a políticas públicas disponibilizadas pelos governos estadual e federal.

Fotos: Carol Garcia/GOVBA
Fonte: Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Comentários