Comportas da Barragem de Pedra do Cavalo no Recôncavo são abertas


Mesmo com as comportas abertas a medida é apenas preventiva para manter o nível da barragem em boas condições.

A Barragem de Pedra do Cavalo é uma barragem do rio Paraguaçu, que nasce na Chapada Diamantina, localizada a cerca de 2 km das sedes dos municípios de Cachoeira e São Félix e 120 km de Salvador, no estado brasileiro da Bahia. O Rio Paraguaçu deságua no estuário da baía do Iguape no município de Maragogipe.

A barragem é operada não só pelo Grupo Votorantim, mas também faz parte dos reservatórios operados pelo Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), que substituiu o Instituto de Gestão das Águas e Clima (INGÁ), que por sua vez substituiu Superintendência de Recursos Hídricos do Estado da Bahia (SRH) e está transferindo sua gestão para a Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia (CERB). É uma barragem do tipo aterro e subtipos terra e enrocamento. O vertedor é de concreto com 5 comportas (sistema hidráulico).

Quem passa pela BR 101 em Cachoeira, pode deparar o fenômeno que tem mais de um ano que não é visto que é a Barragem Pedra do Cavalo com as comportas abertas. Moradores das cidade de Cachoeira e São Felix estão em alerta devido ao aumento do nível do Rio.

Mesmo com as comportas abertas a medida é apenas preventiva para manter o nível da barragem em boas condições.

Rio Paraguaçu esta recebendo uma grande quantidade de água com as fortes chuvas que esta vindo de Bom Jesus da Lapa, Correntina e da Chapada Diamantina. Os operadores da Barragem estão também em alerta em nosso Recôncavo Baiano esta chovendo também, as chuvas veio em boa hora, O homem do campo já estava sofrendo com a seca, com abertura das comportas várias pessoas tirar fotos e colocaram no face, um bela paisagem, para alegria de todos.

Comentários