Crispim Quirino lança livro “Petróleo, navio e gás” na Casa da Cultura de Maragogipe


Nesta sexta-feira, dia 29 de janeiro, às 19h, o escritor e poeta Crispim Quirino lançará na Casa da Cultura de Maragogipe, o romance Petróleo, navio e gás. A obra tem como cenário o Estaleiro Naval em São Roque do Paraguaçu (Maragogipe-Ba) e seu contexto local, nacional e internacional. Com comentários do imortal João Ubaldo Ribeiro e apresentação do jornalista Carlos Souza Yeshua, o livro apresenta, em seu anexo, a nova “manifestação literária” da literatura pós-moderna brasileira. O romance é o primeiro a abordar sobre o tema (Petróleo, navio e gás) no país. Na ocasião, também acontece o último “Sarau da Câmara” do ano, organizado pelo poeta Edgar Velame, com o apoio do Vereador Odiosvaldo Vigas.

Crispim Quirino anunciou que tem a intenção de doar alguns exemplares para as escolas do município para que elas possam fazer uso da História de Maragogipe na sala de aula. Quirino defende a inclusão da História Local no currículo escolar e a literatura como fonte de inspiração para os jovens.

Em Petróleo, navio e gás Quirino começa falando de Maragogipe, abordando a luta de dois personagens para garantir uma vaga no estaleiro, que abriu inscrições para contratar pessoas residentes na região. Os dois amigos conseguem fazer o cadastro, no entanto apenas um deles garante o emprego, o outro vai buscar oportunidade em outras partes do Brasil, como fazia (e ainda faz) muitos nordestinos para superar a falta de emprego. A história tem início na última década do século passado e vai até os dias atuais e expõe questões contemporâneas como: desemprego, corrupção e assédio sexual.

Autor – Crispim Quirino nasceu na patriótica cidade de Maragogipe, no Recôncavo da Bahia, escreve desde os treze anos. Publicou em 2013, seu primeiro romance “O mistério de Eduardo” e agora “Petróleo, navio e gás”. O autor tem inúmeras participações poéticas e literárias pela EDC Publicações, junto à Fundação Luiz Ademir de Cultura. Influenciado por escritores como Carlos Drummond de Andrade a Nietzsche, Quirino é um amante das letras sem qualquer constrangimento. Tem no prelo livros de contos, memórias e narrativas em cartas.

Agenda
O quê: Lançamento do livro “Petróleo, navio e gás”, de Crispim Quirino.
Onde: Na Casa da Cultura de Maragogipe.
Quando: Dia 22 de janeiro (sexta-feira), às 19h.
Selo Editorial: Artpoesia, 188 páginas, R$ 30.

Comentários