Revisitando as eleições 2012: A promessa do Hospital de São Roque

Por Zevaldo Sousa

Hoje, revisando algumas fotografias e vídeos antigos me deparei com uma imagem marcante para o povo de São Roque do Paraguaçu. População essa que foi iludida por promessas mentirosas de campanha. O debate sempre foi salutar, mas naquelas eleições de 2012, a candidata Vera da Saúde preferiu se abster de todos os debates promovidos. Seus adversários, prontamente, divulgavam por todos os meios possíveis de que a candidata não sabia falar em público, não tinha ideias, etc...

Lembro também naquela eleição que o candidato Romario Costa foi tachado de candidato de Ataliba, apesar do mesmo estar com relações estremecidas com o prefeito da época, e foi por este e por outros motivos que a sua candidatura não decolou. Mas, uma coisa era certa. Romario tinha projetos e ideias para Maragogipe e também, prévia tempos nefastos caso a candidata Vera da Saúde vencesse, e como venceu, aquelas eleições. Para Romario Costa e Raimundo Gabriel que o apoiara na época, Vera e sua equipe iriam acabar com Maragogipe. Romario fez questão de atacar a candidata em seus discursos e talvez, este seja o outro motivo pelo qual ele perdeu, visto que a população, indignada, queria "tirar" de qualquer jeito, o PT e Silvio Ataliba do poder.

Naquele período, Silvio Ataliba fazia uma péssima gestão pública e Digal foi outro que sofreu as consequências de sua má administração. Candidato petista, e como muitos costumam dizer, mesmo "com a máquina a favor", perdeu a eleição, pois o povo queria alguém que batesse de frente com a gestão petista e retirasse a caneta de mãos deste grupo.

Perceba, que o ex-prefeito Silvio Ataliba foi o principal motivo para a vitória de Vera da Saúde. Naquele período, Vera era vereadora e fazia oposição ferrenha na Câmara de Vereadores, tanto contra o prefeito da época quanto contra os próprios colegas da Casa. Teck de Coqueiros sofreu com a enxurrada de golpes da vereadora implacável e o ex-gestor ainda colaborava com suas feiras de saúde.

Vera conseguiu ganhar o gosto popular e seguiu iludindo todos aqueles que acreditaram que teriam um emprego pós-eleição, (seguia com a campanha "em cada casa um emprego"), iludiu também vários políticos que também desejavam "tirar o PT do poder por tirar", enganou várias pessoas, mas essa história tem apenas um único sentido. Lembrar a você, morador de São Roque que ela manifestou publicamente que seria construído um hospital em São Roque a poucos dias antes da eleição, não dando oportunidade de você refletir, agindo por desejo de ver uma São Roque melhor.


No final das contas, após enganar várias pessoas, Vera não conseguiu construir o Hospital de São Roque, não reabriu o Hospital de Maragogipe, realizou convênio escuso com a Clínica e ainda por cima, conseguiu manobrar para que a UPA que seria construída em São Roque fosse construída em Maragogipe. 

É! Quem não viu está querendo ver. Cadê as promessas de campanha?

Comentários