Nova onda de violência têm levado medo e terror para a população de Maragogipe


A população de Maragogipe está sem saber o que fazer. O fato é que uma nova onda de medo e terror tomou conta das ruas, becos e praças de Maragogipe, tanto na zona rural quanto na zona urbana, em todos os seis distritos do município. 

Nesta última semana, esta nova onda de terror já provocou assassinatos, assaltos em diversas casas comerciais e a pessoas. Não há tempo nem de respirar entre uma ação e outra. Enquanto há pessoas comentando sobre um assunto outro já está sendo postado em redes sociais.

Assaltos
O clima de insegurança toma conta do município e comentários não faltam. Somente nestes últimos dias vários estabelecimentos comerciais foram assaltados. "A crise, a grande quantidade de desempregados e a falta de circulação de moeda [dinheiro] está afetando a todos e por este motivo, àqueles que dependem, que são usuários de drogas, estão desesperados" falou um cidadão que não quis se identificar.

Tiroteios e homicídios
Esta nova onda de violência piora quando o assunto se trata de homicídios. O número de assassinatos só faz aumentar no município e a impunidade só faz aumentar o clima de insegurança. "Não se faz nada, as autoridades locais estão inertes e de braços cruzados, tudo acontece e ninguém enxerga, escuta ou fala. Todo mundo calado. Enquanto isso, a população carente e das zonas periféricas são as que mais sofrem e agora recente, até quem mora nas zonas centrais está se protegendo" falou um morador.

Zona rural
A insegurança toma conta inclusive da zona urbana dos distritos e das zonas rurais do município. "Tenho medo até de ir conversar com meus amigos na praça. Motoqueiros armados passam constantemente pelas estradas [vicinais] e nós ficamos presos em nossas próprias casas. Meu filho, até em casa nós estamos a mercê dos bandidos" falou um morador da zona rural.  

Medo de represálias
Moradores que estão em área de risco ou que sofreram algum tipo de agressão ou violência não costumam denunciar. Tem medo de represálias. "Atualmente, o município de Maragogipe tem índices alarmantes de violência e há necessidade urgente de políticas públicas de segurança e projetos sociais para amenizar esta situação. O desemprego é alto e se não mudarmos este cenário a tendência é só piorar." falou outro morador.

WhatsApp e Facebook
Nas redes sociais, muitas mensagens são disseminadas com extrema rapidez. Em muitos casos, dúvidas são tomadas como verdade, fotos de outras localidades são postadas como se o caso ocorresse em Maragogipe, mentiras e boatos são espalhados com a velocidade quase que instantânea do WhatsApp.

Comentários