Ações sociais da Enseada levam cidadania e informação para as comunidades


A Enseada Indústria Naval, ao longo de 2015, desenvolveu dezenas de ações socioambientais com as comunidades do entorno ao estaleiro, buscando integrar sustentabilidade, responsabilidade social e comunicação. Centenas de pessoas foram contempladas e, por conta dos trabalhos realizados, o empreendimento conquistou três importantes prêmios.

Com o Programa Verde Novo, a Enseada venceu o 4º Prêmio Naval de Qualidade e Sustentabilidade. Dentre as ações do programa, está o reflorestamento de áreas degradadas em margens de córregos, rios, nascentes e manguezais nas comunidades das áreas de influência do estaleiro. Em Irriquitiá e Enseada do Paraguaçu (ambas em Maragojipe), em Cachoeira e São Félix foram reflorestadas áreas que somam 52 hectares – o equivalente a 70 campos de futebol.

Todos os plantios tiveram a participação das comunidades do entorno. No caso dos manguezais, os participantes eram marisqueiras e pescadores. De acordo com Karla Barreto, coordenadora do Programa, 182 pessoas participaram dos plantios e das oficinas de sensibilização. “O conhecimento que os moradores têm da região foi fundamental para o sucesso do Verde Novo. Em dois anos, plantamos, em parceria com a Fundação Vovó do Mangue, 10,3 hectares de área de manguezal”, contou a bióloga. A ideia de integrar as comunidades nesse processo é baseada na sensibilização do indivíduo para o cuidado com o meio ambiente, estabelecendo o comprometimento com a manutenção das áreas recuperadas e fortalecendo a relação entre o ser humano e a natureza.

Além dos muros
Além do trabalho voltado para o meio ambiente, a Enseada realizou importantes atividades com as comunidades das Áreas de Influência Direta (AID) e das Áreas de Influência Indireta (AII) do estaleiro. Desde o início do Programa de Educação Ambiental para Comunidades (PEAC), em 2012, até o final do ano passado 9.948 pessoas foram sensibilizadas.

Dentre as atividades de caráter social, destacam-se a Ação Socioambiental e as Oficinas de Formação realizadas em Enseada do Paraguaçu, a Ação Ambiental que aconteceu na Escola Municipal Clodoaldo Brito, em Cairu de Salinas, e as ações do PEAC desenvolvidas nos quilombos de Cachoeira e Maragojipe, abordando temas, como o consumo consciente e resíduos. As ações sociais e de educação ambiental promovidas para as comunidades foram reconhecidas pela Cooperativa Educacional de Salinas (Coopesal) e renderam à Enseada o Troféu Cooperação 2015, que expressa o reconhecimento da cooperativa aos principais parceiros.

Para Morgana Andrade, analista de Responsabilidade Social do estaleiro, as ações realizadas vêm contribuindo para estabelecer um relacionamento de confiança com as comunidades do entorno. “A maioria das 38 comunidades que atendemos é pesqueira e remanescente de quilombo e estamos ampliando as ações nos quilombos de Maragojipe e Cachoeira, sobretudo onde havia resistência à presença do empreendimento. Esses resultados também são fruto de parcerias com órgãos públicos, associações, cooperativas e lideranças locais, além de uma relação de diálogo e cooperação”, afirmou Morgana.

As comunidades em pauta
Utilizando de pilares como diálogo e transparência, a Enseada mantém um Programa de Comunicação Social (PCS), o Navegando Juntos, com foco nas comunidades do entorno e nos integrantes. Em 2015, devido às intercorrências na indústria naval brasileira, o estaleiro atuou no esclarecimento sobre o ponto de situação do empreendimento diante da crise, que teve como consequência a suspensão de suas atividades. Com a divulgação de notas e releases e atendendo à imprensa e formadores de opinião, visando a transparência, a Enseada conquistou o Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com os Jornalistas 2015 – Categoria Construção Naval.

As ações implementadas têm como objetivo estabelecer um relacionamento de respeito às comunidades e aos diversos públicos, utilizando o boletim e blog Navegando Juntos, o site oficial da empresa, o Centro de Referência na comunidade de Enseada e a Ouvidoria, por meio do Programa Fala Navegante – canais de interação social com o empreendimento. As urnas do Fala Navegante e o blog Navegando Juntos permitem ao público o envio de manifestações de dúvidas, sugestões, reclamações e elogios.

Do início do Programa, em 2013, até o final do ano passado, foram coletadas das urnas itinerantes do Programa Fala Navegantes 247 manifestações de pessoas das comunidades da área de influência da Enseada e 194 dos integrantes. Por meio do blog, chegaram mais 363 comentários. Todas as manifestações recebidas das diversas ferramentas de interação social foram encaminhadas para as áreas responsáveis e respondidas em devolutivas presenciais, por contato telefônico, murais e do blog.

A Enseada quer conhecer a sua opinião também. Escolha o canal mais acessível para você e envie a sua mensagem!

Comentários