Alunos do Ensino Médio agora contam com o aplicativo "Hora do Enem"


Estudantes terão acesso gratuito a espaço interativo de estudo com dicas, vídeos educativos, simulados on-line e um programa diário na TV Escola


Os estudantes que estão se preparando para prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), principal porta de acesso ao Ensino Superior no País, vão contar com um novo mecanismo para se preparar para as provas. Trata-se do projeto “Hora do Enem”, lançado, nesta terça-feira (5), em cerimônia no Palácio do Planalto.

Por meio do projeto, os alunos terão acesso gratuito ao hotsite "Hora do Enem", espaço interativo de estudo com dicas, vídeos educativos, simulados on-line e um programa diário na TV Escola. A iniciativa é uma parceria entre o Ministério da Educação, o Serviço Social da Indústria (SESI) e a TV Escola, canal público do MEC.

No dia 30 de abril será realizado o primeiro simulado on-line, disponível para todos os 2,2 milhões de estudantes do último ano do Ensino Médio das redes pública e particular. Estão previstos ainda outros três simulados, nos dias 25 de junho, 13 de agosto e 8 e 9 de outubro.

Os simulados seguirão o mesmo formato das questões do Enem. Com isso, as avaliações serão capazes de estimar uma nota no Enem, com o objetivo de preparar os estudantes para as provas.

Caso o estudante não tenha condições de realizar o simulado em computador próprio, o Ministério da Educação oferecerá acesso em universidades e institutos federais, instituições particulares e comunitárias e escolas Estaduais de Ensino Médio. Esses estudantes precisam fazer inscrição para os locais de prova de 11 a 15 de abril, por meio da plataforma Hora do Enem.

MECFlix

Com apenas alguns cliques, o estudante também terá à sua disposição vídeos sob demanda no MECFlix, com estreia prevista para 30 de abril, ou seja, após o primeiro simulado. Estarão disponíveis nessa biblioteca de videoaulas notícias atualizadas sobre o Enem, além de um programa diário produzido pela TV Escola e ainda acesso gratuito a uma plataforma de estudo personalizado de preparação para o Enem.

Hora do Enem na TV

Com estreia prevista para maio, o novo programa da grade da TV Escola ajudará na preparação dos estudantes interessados em fazer o Enem deste ano, com dicas de especialistas, vídeos realizados por parceiros do setor educacional, comentários de professores experientes e muito mais.

Com duração de meia hora, o “Hora do Enem” será exibido todos os dias às 18 horas, com reprises às 7 horas e 13 horas e no fim de semana. Mais de 40 canais de todo o Brasil, entre TVs universitárias e canais Estaduais, irão reproduzir o programa em suas grades.

Plataforma Hora do Enem

Aplicativo disponível para web e android que reúne centenas de vídeo-aulas e milhares de exercícios abrangendo toda a matriz de conteúdo do Enem. A plataforma permitirá um diagnóstico individual e um plano de estudos personalizado para cada estudante, com base no curso desejado e nas necessidades específicas.

O aplicativo ainda permitirá que os gestores das redes públicas e o Ministério da Educação acompanhem o progresso dos alunos até a realização do Enem. Os dados poderão ser utilizados para aprimorar o ensino e direcionar medidas de melhoria na educação pública.

Simulados

O programa ainda disponibilizará gratuitamente simulados online para todos os alunos do terceiro ano inscritos na plataforma - tanto de escolas públicas quanto de particulares. As provas contam com itens no formato Enem e geram uma nota TRI muito próxima da nota real que o aluno tiraria caso realizasse o exame oficial na mesma data (embora seja importante frisar que a nota do simulado NÃO vale para o Enem). Ao final de cada simulado, o aluno tem acesso a um relatório que traz a comparação de sua nota com a exigida em seu curso e faculdade escolhidos, bem como com a nota média do Brasil.

Veja abaixo o calendário de aplicação das provas:

CALENDÁRIO DE APLICAÇÃO DOS SIMULADOS

As provas serão liberadas apenas durante os seus respectivos dias. Universidades e Institutos federais, instituições privadas e escolas estaduais de ensino médio vão ceder espaço para a realização do simulado para os alunos que não tiverem acesso à Internet.

1º Simulado: 30 de abril
20 questões por área do conhecimento (80 no total)
2º Simulado: 25 de junho
20 questões por área do conhecimento (80 no total)
3º Simulado: 13 de agosto
45 questões por área do conhecimento (180 no total)
4º Simulado: 8 e 9 de outubro
45 questões por área do conhecimento (180 no total)

Fonte: Portal Brasil, com informações do MEC

Comentários