Eleições Municipais 2016: inscrições para projeto “Mesário Voluntário” estão abertas


Os eleitores interessados em participar do “Mesário Voluntário”, programa da Justiça Eleitoral, já podem realizar inscrição. Para isso, basta comparecer ao cartório eleitoral de sua cidade ou preencher ficha de inscrição on-line, disponível no site do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).

Para acessar, é preciso clicar em Eleitor, no menu principal do site do TRE-BA e, em seguida, “Mesário Voluntário”, onde aparecerá link para abertura do formulário de inscrição. Para prosseguir, será necessário informar o número do título de eleitor.

O trabalho de mesário voluntário nas eleições é a oportunidade que o eleitor tem de exercer sua cidadania e contribuir diretamente para o processo democrático brasileiro. O cadastro pode ser realizado a qualquer tempo, porém aquele que deseja atuar nas eleições municipais deste ano deve efetivar o procedimento o quanto antes. “O ideal é que o cidadão que deseja se voluntariar realize sua inscrição até a data do fechamento do cadastro eleitoral, 4 de maio, para que, no momento da seleção, a Justiça Eleitoral já tenha todos os seus dados atualizados”, explica Thayanne Fonseca, Coordenadora de Educação e Desenvolvimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A Presidente do Grupo de Trabalho Mesários Bahia (GT-Mesários/BA) do Regional baiano, Verônica Silva, lembra, porém, que os interessados poderão realizar inscrição mesmo após o fechamento do cadastro eleitoral. Dúvidas poderão ser esclarecidas na Zona Eleitoral do mesário ou através do e-mail mesariovoluntario@tre-ba.jus.br.

A convocação obedecerá, dentre outros critérios, à ordem de inscrição. A nomeação para os trabalhos será feita pelo Juiz Eleitoral do respectivo município. Na Bahia, 125.072 mesários foram convocados para o último pleito, em 2014. Desses, cerca de 20 mil foram voluntários. A participação do eleitor é permitida, obedecendo aos requisitos exigidos no Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965). Para exercer a função de mesário, são chamados, preferencialmente, eleitores da própria seção, em situação regular com a Justiça Eleitoral.

Benefícios
Além da oportunidade de participar ativamente das eleições e adquirir novos conhecimentos, os mesários voluntários têm direito a benefícios como: auxílio-alimentação para o dia da eleição; dispensa do serviço pelo dobro dos dias prestados à Justiça Eleitoral; créditos em disciplinas de cursos em instituições de ensino superior, se conveniadas aos tribunais eleitorais; vantagem de desempate em concursos públicos da Justiça Eleitoral e em outros concursos públicos, se houver previsão em edital.

Na Bahia, apenas entre janeiro e o início do mês de março de 2016, 1.040 eleitores realizaram inscrição para participação no programa “Mesário Voluntário”. Conforme Verônica Silva, Presidente GT-Mesários/BA, a procura deve se intensificar no mês de abril. “Desde o encerramento das eleições de 2014, 3.215 eleitores fizeram inscrição. Como este é um ano de eleição, este número deverá aumentar significativamente nos próximos meses”, afirmou.

Fonte: TRE-BA com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Comentários