SPM entrega equipamentos para cultivo de ostras a mulheres marisqueiras de Maragogipe

Mulheres marisqueiras das comunidades de Capanema e Baixão do Guaí, localizadas no município de Maragogipe, no Recôncavo, receberam equipamentos para ajudar no cultivo de ostras na região. A entrega foi feita pela secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Olívia Santana (PCdoB), e representantes da Fundação Vovó do Mangue, da Rare Brasil e da Reserva Extrativista Marinha Baía do Iguape/ICMBio, entidades parceiras na ação.


A iniciativa faz parte do ‘Projeto Marisqueiras com Orgulho, Quilombolas para Sempre’, que tem o objetivo de gerar uma alternativa econômica viável para as famílias de marisqueiras da região, atualmente afetadas pela atual escassez dos estoques de ostras e lambretas no estuário da reserva.

Durante a cerimônia, na quarta-feira (18), a secretária destacou a importância dos equipamentos para a ampliação da renda das mulheres marisqueiras. “Beneficiamos 30 famílias de mulheres com equipamentos que vão melhorar muito o trabalho delas. Todas as profissionais são da Fundação Vovó do Mangue, que congrega mulheres de fibra, que se lançam nas marés para garantir o sustento de sua gente”.


Além dos equipamentos, as mulheres foram contempladas com uma palestra sobre Saúde da Mulher, ministrada pela coordenadora de Promoção da Equidade e Saúde da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Ubiraci Matilde. A atividade faz parte do Plano de Formação Continuada, elaborado pela SPM, com o atendimento promovido pela Unidade Móvel do projeto ‘Mulher, Viver sem Violência’, que é resultado de parceria entre os governo estadual e federal.


Comentários