Alunos da UFRB de Amargosa fazem visita técnica as comunidades de Enseada do Paraguaçu e Salinas da Margarida


Os Estudantes do Curso de Educação do Campo – Ciências Agrárias da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia- UFRB / CFP (Centro de Formação de Professores), fizeram no último dia 30 de maio uma viagem técnica para vivenciar os conteúdos ministrados na disciplina Formação do Território Brasileiro, ministrada pela Professora Maíra Lopes. O objetivo dessa viagem foi apresentar aos discentes as transformações sofridas ao longo dos anos em algumas cidades do Estado da Bahia.

Por este motivo e a convite da Professora Maira que também é coordenadora do Curso de Educação do Campo da UFRB, a Professora Ana Carla Nunes, Turismóloga, Historiadora, Especialista em Cultura e Mestranda em Educação, pesquisou, estruturou, montou e executou um roteiro que pudesse atender as necessidades da proposta da disciplina. Através desse planejamento, os discentes puderam conhecer, aprender e explorar de maneira pedagógica as regiões visitadas.

A proposta apresentada aos discentes foi a principio uma visitação a Enseada do Paraguaçu (Maragogipe) com uma vivência ao distrito, ao qual funciona a sede da Enseada Indústria Naval. Em seguida os alunos puderam conhecer com mais profundidade Salinas da Margarida e alguns dos seus distritos tais como: Cairu, com city tour a sua comunidade e Conceição de Salinas, com vivência e travessia nos barcos de pesca da região.

A visita contou com a participação de 30 alunos, ao qual foi possível além do conhecimento histórico, cultural, religioso, geográfico e social da região, um encontro com o Prefeito Jorge Castelucci, que recebeu, acolheu e tirou dúvidas dos discentes, juntamente com a equipe da Secretária de Educação. Esse encontro possibilitou que os alunos ficassem muito interessados em retornar a região para um trabalho mais profundo de pesquisa e estudo.

“Uma viagem fundamental para que os alunos compreendam como se dá na prática a formação do território brasileiro. Agradecemos a Professora Ana Carla Nunes por toda competência em montar um roteiro com essa possibilidade de aprendizagens, a Equipe da Secretária de Educação juntamente com o Professor Ginaldo Ferreira, a Daniel Paixão que auxiliou os alunos, e ao Prefeito Jorge Castelucci por nos receber com dedicação, generosidade e acolhimento. Os alunos gostaram muito das vivências possibilitadas nesta visita” Finaliza a Professora Maíra Lopes. (ASCOM)

Comentários