Fanfarras participam de desfile cívico em Cachoeira pela Independência da Bahia


Mais de 600 estudantes da rede estadual de ensino do Recôncavo Baiano participam do desfile cívico em homenagem à Independência da Bahia, neste sábado (25), em Cachoeira, quando o Governo da Bahia é transferido, simbolicamente, para o município.

O dia 25 de junho marca o início da luta pela independência baiana. A programação inclui a apresentação de nove escolas estaduais dos municípios de Cachoeira, Maragogipe, Muritiba, São Félix e Cruz das Almas, que desfilarão com as fanfarras pelas ruas da cidade histórica.

A participação dos estudantes no desfile cívico tem como objetivo explorar o potencial educativo através da arte musical instrumental, expressão corporal e disciplina de grupo. As fanfarras, além de elemento agregador, promovem o bem-estar da coletividade, elevando a autoestima escolar e das comunidades.

“A Secretaria da Educação vem buscando alternativas e implementando ações com vistas a acompanhar o trabalho pedagógico das fanfarras escolares, bem como apoiar na manutenção dos instrumentos musicais, reconhecendo que as fanfarras despertam o olhar e a sensibilidade do indivíduo para o trabalho participativo e em grupo”, afirma a coordenadora de Educação Integral da Secretaria da Educação do Estado, Rowenna Brito.

Decreto

A cidade de Cachoeira é transformada em sede do Governo da Bahia, no dia 25 de junho, para simbolizar o dia em que moradores do local iniciaram as lutas pela Independência da Bahia, cuja batalha final se deu no dia 2 de Julho. A mudança da sede do governo foi aprovada pela Lei nº 10.695, de 2007, e ocorre há nove anos consecutivos.

Escolas participantes

Cachoeira: Colégio Estadual de Cachoeira
Escola Edvaldo Brandão Correia
Escola Paroquial Dom Antônio Monteiro
Colégio Estadual Antônio Joaquim Correia Cachoeira (Povoado de Capoeiruçu)

Maragogipe: Colégio Polivalente de Maragogipe
Colégio Estadual Gerhard Meyer Suerdieck

Muritiba: Colégio Estadual João Batista Pereira Fraga

São Félix: Colégio Estadual Rômulo Galvão

Cruz das Almas: Colégio Estadual Doutor Lauro Passos

Comentários