Limpeza tira mais de uma tonelada de lixo do mangue de Maragogipe


Mais de uma tonelada de lixo retirada do mangue e plantio de 1000 mudas de mangue. Este é o resultado da primeira ação da XVII Semana do Meio Ambiente, que teve abertura na manhã deste domingo, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, em Maragogipe.


Organizada pela Fundação Vovó do Mangue, a atividade contou com a participação de 30 pessoas, dentre colaboradores, pescadores, marisqueiras, voluntários e funcionários da Prefeitura de Maragogipe. Do mangue, o grupo retirou enorme quantidade de saco plástico, sapatos e sandálias, garrafa pet e até mesmo garrafas de vidro, além de volume significativo de isopor. Depois de separado, todo o lixo foi levado por caçambas da Prefeitura de Maragogipe para o aterro sanitário do município.


A limpeza foi seguida do planto das mudas das três espécies mais encontradas na região: mangue branco, vermelho e preto. Nesta segunda-feira, dia 6, as atividades serão retomadas às 8h, com o concurso “Desenhando e aprendendo a eliminar o mosquito da dengue”, com participação de estudantes locais, seguido de apresentação teatral e palestra sobre o zika vírus, chikungunya vírus, dengue e relação do mosquito com a microcefalia.

“O combate ao mosquito aedes egypti é o mote principal da edição da Semana deste ano. Por isso, elegemos o tema “Todos na luta contra o mosquito”, por entendermos que o enfrentamento ao mosquito está diretamente ligado a cuidados ambientais”, destaca Marcos Costa, diretor geral da Fundação Vovó do Mangue.

A programação da XVII Semana do Meio Ambiente segue com atividades até quarta-feira, dia 8, com lançamento de livro, caminhada ecológica, teatro, mostra de vídeo, oficina de reciclagem e muitas outras ações que serão realizadas na sede da entidade ambiental (Praça Antônio Rebouças, Centro de Maragojipe).

Atuante na Baía de Todos os Santos desde 1997, a Fundação Vovó do Mangue conta, para a realização do evento, com o patrocínio da Deten Química S.A., por meio do Prêmio ao Valor Social, e parceria e apoio do ICMBio e I7 Comunicação & Design.

Confira programação completa:

XVII SEMANA DO MEIO AMBIENTE - Edição 2016

Dia 05/06 – Domingo
9h – Limpeza do manguezal e plantio de mudas de mangue / Local: Cais do Cajá - Maragogipe/Bahia.

Dia 06/06 – Segunda-feira
Local: Sede da Fundação Vovó do Mangue (Centro de Maragogipe)
8h - Abertura Oficial dos Estandes Institucionais e Exposição
8h30 – Concurso “Desenhando e aprendendo a eliminar o mosquito da dengue”
9h – Apresentação teatral e palestra sobre o Zika vírus, Chikungunya vírus, Dengue e relação do mosquito com a microcefalia – alunos do IAENE/Faculdade Adventista da Bahia.
10h - Jogo do Conhecimento (nível médio)
14h30 – Palestra sobre o descarte consciente do lixo - Grupo de Teatro Nuclearte de São Félix/BA.
15h - Oficina de reciclagem - Artista plástico Badinho

Dia 07/06 – Terça-feira
Local: Sede da Fundação Vovó do Mangue
9h –Teatro de fantoches/bonecos - Grupo de Teatro Nuclearte
10h – Mostra de vídeos ambientais
14h – Lançamento do livro “Conhecendo os Manguezais de Maragogipe”
16h – Show interativo com a Banda Cantarolama 

Dia 08/06 – Quarta-feira
Local: Sede da Fundação Vovó do Mangue
8h30 – Apresentação Teatral - Grupo de Teatro Nuclearte
9h – Caminhada Ecológica
14h - Palestra sobre o mosquito e suas consequências (Sec. de Saúde Municipal e/ou Estadual).
15h – Jogo do Conhecimento (nível Fundamental 2)
16h – Apresentação do concurso de paródia musical

OBS.: Programação sujeita a alterações

Comentários