Secretaria de Turismo contrata consórcio para gerenciamento do Prodetur na Baía de Todos os Santos


Ao assinar o contrato com o Consórcio Gerenciador Projetec-S.PRO, nesta segunda-feira (13), a Secretaria de Turismo da Bahia cumpre mais uma ação inicial estabelecida pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para implantação do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) na Baía de Todos-os-Santos.

O plano prevê investimentos de US$ 84,7 milhões em infraestrutura, serviços e gestão ambiental em 18 municípios situados no entorno da baía. O secretário estadual de Turismo, Nelson Pelegrino, informou que o consórcio venceu a licitação para gerenciamento do programa, a fim de assegurar eficiência máxima aos trabalhos, controle do cronograma de desembolso, datas de licitação dos serviços e obras, assim como o cumprimento das metas a serem alcançadas.

As etapas iniciais do programa incluem a roteirização de atrativos, estudo de demanda e cumprimento de requisitos social e ambiental. Os projetos e ações que integram a matriz de investimento do Prodetur Bahia contemplam infraestrutura náutica, qualificação profissional e empresarial, a preservação do meio ambiente e melhoria da gestão municipal.

Serão recuperados píeres e atracadouros para facilitar o acesso e garantir uma atracação segura. O plano inclui construção de bases e pontos de apoio náutico, com serviços de alimentação, água, internet, lavanderia, manutenção e suporte às embarcações. A recuperação do patrimônio cultural faz parte do programa e inclui a valorização do Centro Histórico de Salvador e a recuperação do Museu Wanderley Pinho.

O Prodetur vai beneficiar os municípios de Aratuípe, Cachoeira, Candeias, Itaparica, Jaguaripe, Madre de Deus, Maragogipe, Muniz Ferreira, Muritiba, Nazaré, Salinas da Margarida, Salvador, Santo Amaro, São Félix, São Francisco do Conde, Saubara, Simões Filho e Vera Cruz.

Comentários