Semana do Meio Ambiente ensina estudantes a combater o aedes egypti e a descartar corretamente o lixo

Não deixar água parada em nenhum recipiente aberto, colocar o lixo em sacos plásticos e dentro da lixeira, manter tampados toneis e barris d’água, retirar água dos pneus, mantendo-os em locais protegidos de chuva, encher de areia, até a borda, os pratos de plantas. Esses foram alguns dos muitos ensinamentos aprendidos nesta segunda-feira, dia 6/06, por mais de 300 alunos de colégios dos ensinos fundamental e médio de Maragogipe que participaram do segundo dia de atividades da XVII Semana de Meio Ambiente, organizada pela Fundação Vovó do Mangue.

A programação teve início neste domingo, 5, Dia Mundial do Meio Ambiente, com a retirada de mais de uma tonelada de lixo do Cais do Cajá. Tendo como tema “Todos na luta contra o mosquito”, a XVII Semana do Meio Ambiente acontece na sede da entidade ambiental (Praça Conselheiro Antônio Rebouças, 16, Centro) e dedica parte significativa de suas ações a discussões sobre forma de prevenir e combater o aedes egypti, transmissor do zika vírus, chikungunya e dengue. O tema foi abordado em palestras e apresentação teatral feitas por dez alunos do Curso de Enfermagem do Iaene/Faculdade Adventista da Bahia.


Coordenadora pedagógica dos colégios Hildérico Pinheiro de Oliveira e Heráclito Paraguassu Guerreiro, ambas escolas públicas de Maragogipe, Adriana Carolina destacou a importância da iniciativa para conscientizar os jovens sobre os riscos do mosquito aedes egypti. “Importante que esses meninos tornem-se multiplicadores nos cuidados que precisam ser tomados para erradicar o mosquito. Ações como essa ensinam muito”, destacou.


Compromisso – A opinião da professora pode ser comprovada na conversa mantida com quatro alunos do Centro Educacional Simões Filho – Juraci Alves, Bruno de Jesus, Jonathas Santos, todos do 5º anos, e João Vítor, cursando o 1º ano – que saíram da atividade afiados nos cuidados necessários para se evitar a propagação do mosquito e comprometidos a transmitir o aprendizado dentro de casa e com os vizinhos. Além dos colégios Hildérico, Heráclito e Simões Filho, alunos dos colégios Conselheiro Antônio Rebouças, Escola Municipalizada Adjovita Marques, Gerhard Meyer Suerdieck e Escola Polivalente marcaram presença.


Oficina de reciclagem – À tarde, os trabalhos foram retomados às 14h30 com uma palestra sobre o descarte consciente do lixo, apresentada pelo artista plástico, diretor e ator de teatro, Carlos Osvaldo, conhecido como Badinho.

Na sua apresentação, Badinho mostrou aos alunos como o lixo, ao invés de ter o aterro como destino, pode se transformar em verdadeiras obras de arte decorativas e também de utilidade doméstica. Na sequência, os estudantes tiveram a oportunidade de colocar em prática, na oficina de reciclagem, o que aprenderam com o artista plástico, natural do município vizinho de Cachoeira.

As atividades da XVII Semana seguem até quarta-feira, dia 8. Amanhã, terceiro dia de programação, os trabalhos iniciam às 9h com teatro de fantoches, apesentado pelo grupo de Teatro Nuclearte, seguida de mostra de vídeo.

Às 14h, acontece o lançamento da publicação resultante do Projeto CO2 Manguezal – Conhecendo os Manguezais de Maragogipe, Bahia. A publicação é resultante do Projeto CO2 Manguezal, que estudou também o mangue de São Francisco do Conde e teve financiamento da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

A realização da XVII Semana do Meio Ambiente tem o patrocínio da Deten Química S.A., por meio do Prêmio ao Valor Social, e parceria e apoio do ICMBio e I7 Comunicação & Design.

XVII Semana de Meio Ambiente
Programação de terça-feira e quarta
Dia 07/06 – Terça-feira
Local: Sede da Fundação Vovó do Mangue
9h –Teatro de fantoches/bonecos - Grupo de Teatro Nuclearte
10h – Mostra de vídeos ambientais
14h – Lançamento do livro “Conhecendo os Manguezais de Maragogipe”
16h – Show interativo com a Banda Cantarolama

Dia 08/06 – Quarta-feira
Local: Sede da Fundação Vovó do Mangue
8h30 – Apresentação Teatral - Grupo de Teatro Nuclearte
9h – Caminhada Ecológica
14h - Palestra sobre o mosquito e suas consequências (Sec. de Saúde Municipal e/ou Estadual).
15h – Jogo do Conhecimento (nível Fundamental 2)
16h – Apresentação do concurso de paródia musical

OBS.: Programação sujeita a alterações
www.vovodomangue.org/
https://www.facebook.com/vovodomangue

Hilda Fausto – DRT 1748

Comentários